
Retornando aqui nesse espaço para falar mais um pouquinho sobre blogs: como montar um, o que fazer ou não, o que postar quando postar, e como manter. É exatamente sobre este último item que falarei agora.
Como manter um blog?
Não é algo difícil, basta você sempre atualizá-lo com temas de interesse do público, ou pelo menos com postagens interessantes ou criativas. Porém muitos confundem manter um blog com estatística do mesmo.
Manter um blog só depende de você e a estatística dependerá de como você divulga seu blog. Muitos desanimam em manter um blog porque tem pouca visitação, poucos comentários, e acabam por abandoná-lo.
A melhor dica nesse caso é a persistência, mas se você não a tem, melhor desistir, mas ao invés de abandonar o blog, tire-o do ar, vai lá ou bloqueie para visitação ou o exclui. Mas se você decidir por persistir aqui vai umas dicas:
Ø Quem escreve publicamente quer ser lido, caso contrário seria melhor escrever um diário ou um documento em Word e deixar esquecido numa pasta, até que o próximo vírus leve tudo pelos ares. Assim da mesma forma que você quer ser lido, outras pessoas também. Então visite blogs e deixe sua visita registrada.
Ø Comentários: a área de comentários do seu blog não é exclusiva de visitantes, compartilhe com eles o espaço e interaja com quem comentou algum post. Quando for deixar comentário em algum blog, cuidado para não ficar só nos elogios, principalmente em blogs de muita visitação. O autor pode pensar que você foi lá apenas para se “mostrar”, aparecer, e nem se deu ao trabalho de ler nada. Quando na verdade, você será apenas um fantoche se fizer isto.
Ø Marketing: não é pecado apelar para o marketing para divulgar o blog, porém não faça disso um instrumento de perturbação alheia, pois uma simples propaganda pode virar spam. Então se policie e não vire um chato enviando convite para te visitar sempre! Quer fazer marketing seja criativo, aguce a curiosidade do leitor!
Ø Seguidores: quando alguém se propõe a fazer um blog, o faz pensando em divulgar ou compartilhar suas idéias e conhecimentos com outras pessoas. Isto inclui venda de produtos, serviços, consultorias, orientações, etc. Assim se você encontrar um blog que atenda as suas expectativas e necessidades, automaticamente você o seguirá, ou por ferramenta disponível na página acessada, ou incluindo-a em seus favoritos. A partir dos comentários (ou visualização de seguidores no caso do Blogger) o autor saberá quem o segue, não precisa divulgar. Da mesma forma não é de bom tom ficar laçando um seguidores. As pessoas o seguirão se assim quiserem e sua proposta for boa. lembre-se decidir seguir um blog deve ser por acompanhar o conteúdo, e não apenas para somar números.
Algumas dessas dicas servem inclusive para redes sociais. Nem sempre números significam sucesso. Veja o exemplo da inflação, quanto maior os números menos qualidade de vida!
E para finalizar darei uma dica primordial para sobrevivência na Internet. Jamais faça da internet âncora para mascarar frustrações reais. Sucesso, seguidores, amigos se conquistam com disciplina, perseverança e otimismo.
____________
Leia também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário