Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Sobre Blogs


Dias atrás postei sobre o que fazer ou não em um blog. Logicamente, não tratava de verdades absolutas, simplesmente reuniu algumas opiniões sobre blogs.

Respondendo ao comentário recebido, alguns emails e mensagens pelo twitter, venho aqui acrescentar algumas observações. No entanto, não tratam de regras, normas, nada disso, apenas impressões e opinião PESSOAL.

Assim vou destacar alguns pontos que me perguntaram:

1) Alinhamento de texto: isso não é regra, apenas mania minha mesmo, talvez TOC. Talvez esteja muito acostumada a ler livros revistas, monografias, e a fazê-los, ai tudo tem de ser alinhado. Mas em Internet isto não é preciso, veja sites como Acessa, Terra, outros blogs. Não se preocupam com isso, pois é algo estético mesmo, e mais funcional, principalmente nos sites que as notícias são atualizadas continuamente. Ficar alinhando o texto às vezes gasta-se tempo desnecessário e ainda quando postado pode dar problemas no espaço disponível. No entanto, se seguirmos a linha de pensamento do “O corpo fala”, o não alinhamento pode representar algumas coisas, tais como: pressa, descuido (desleixo), desorganização, desconhecimento de recursos oferecidos pelo site, etc. Mas REFORÇO, é APENAS QUESTÃO DE ESTÉTICA.

2) Atualizações: Uma pessoa me perguntou qual deve ser a periodicidade de postagens. Bem isto não tem regra, depende do perfil do seu blog/site, da estatística de visitação, do perfil do seu público. Se você escreve para adolescentes não adianta postar todo dia textos enormes, corre o risco de perder o leitor. Se você costuma postar poesia, uma a cada semana é pouco. Se for um blog de reflexão sobre a conjuntura política, é possível que tenha de postar mais do que uma vez ao dia. Então aqui vale o bom senso e analise do seu leitor.

3) Links a partir de fotos: as informações nas laterais do blog também apresentaram dúvidas. Essa lateral não se chama Gadget, e sim o que colocamos nesta lateral. No caso deste meu blog o meu perfil é um gadjet, o contato por e-mail outro, etc. Ai nesse espaço deve-se ter o cuidado para não poluir demais, colocar muitas informações, pois pode ficar confuso. Se mesmo assim quiser tome o cuidado para identificar todas as informações contidas. Mas saiba que isso pode cansar o leitor, é o mesmo que andar pela cidade em época eleitoral. Ver muros, imitações de outdoor, faixas, com propagandas de políticos. Ninguém é obrigado a saber tudo, por isso legendar fotos, explicar ou “linkar” é importante.

Olhem este exemplo aqui http://www.psol50juizdefora.blogspot.com/ . No blog a direita tem uma série de gadjet, dentre eles alguns como fotos de parlamentares do partido com os respectivos cargos e nomes. Até ai tudo bem, porém mais abaixo temos outras fotos como manifestações (eram de que?), alguns desenhos em grafite (trabalho de quem?), charges ( apesar dos autores assinarem, mas não diz a fonte), propaganda de revistas sem o link das mesmas, ou informações de como adquiri-las, se o leitor se interessar terá de recorrer ao Tio Google.

Para finalizar ai no meio dessa aba lateral tem fotos dizendo “fulano presente”, presente onde? Quem são eles? O que fizeram? Para fechar com chave de ouro, foto de “companheiros”, Olha eu lá! Só que ninguém me pediu autorização para postar uma foto minha lá. E se eu for como Rubem Fonseca? Ok, posso ser filiada (ainda) ao partido, até militar (se só criticar o próprio partido for militância então milito), mas isso não dá direito ao mesmo de expor minha figura sem minha autorização!

4) Título: algumas pessoas pediram para falar mais sobre títulos. Eu vou aproveitar e incluir aqui layout inicial. O leitor ao visitar um blog, deve identificar sobre o que se trata. Mesmo que ele tenha sido redirecionado por site de busca, ou outros blogs. Vamos aproveitar o blog supracitado. Ao entrar no mesmo, o leitor se depara com uma foto com a vereadora Heloisa Helena. Embora muitos conheçam o partido por causa dela, ela não é o Partido. Além disso, a foto está desfocada e grande demais para o local, um banner melhor cairia muito melhor. Somente abaixo dessa figura que temos qual é o partido e de onde. Outro erro no layout foi a cor, a cor do partido é vermelho amarelo, branco e preto, o blog é todo voltado para o laranja. Outro cuidado que se deve ter é quanto a escolha do nome. Não vá escolher um nome como “Memórias de uma adolescente” e postar sobre fatos atuais, ai seria muito mais um diário. É um exemplo meio esdrúxulo, mas foi apenas para ilustrar.

5) Apresentação: pelo que entendi, me perguntaram se todo blog deve conter uma apresentação dos autores e colaboradores. Eu, particularmente, gosto de saber quem eu estou lendo. Muito embora alguns têm estilo tão próprio que nem duvidamos de quem seja. Mas é bom, a não ser que seja um blog para mexer com a imaginação das pessoas como o blog Desinformação JF, q é um blog de humor, sarcasmos e paródia da realidade da cidade de Juiz de Fora. Ah! E se optar por colocar uma breve descrição do autor no blog, prefira logo no inicio dele. No caso do blogger, tem um gadjet de perfil, opte para deixá-lo no inicio. No final do blog passa despercebido, serve apenas para encher lingüiça.

6) Número de visitantes e seguidores: Isto é a gosto de cada um. Muitos blogueiros piram com isto e até criaram uma nova modalidade de esporte virtual com isto: corrida por seguidores. Loucura! Resumindo esse assunto é: se você não se importa com baixa de visitação e seguidores, beleza coloque. Mas se tem necessidade de ser badalado nesse sentido, desista. A variedade de blogs é enorme, e nem sempre quem tem blog gosta de visitar e participar de outros. É cada um por si... Eu prefiro um seguidor fiel, do que um monte que só passa por ali uma vez e nunca mais dão o ar da graça.

Acho que respondi a tudo, e mais uma vez (estou me tornando repetitiva), essas dicas não são verdades absolutas, e nem fruto de estudos aprofundados sobre o tema.



Leia também:

Blogueiro bom, é blogueiro com bom senso

Nenhum comentário: