Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Já bebeu água hoje?

Durante o tempo que estou no twitter, principalmente no período da manhã, eu coloco mensagens a cada hora e meia, sobre a ingestão de água. Algumas pessoas vieram me perguntar que bobeira era aquela. Bem não se trata de uma bobeira, mas um alerta.

Alerta? Exatamente. Durante muito tempo eu fui viciada em coca-cola. Não bebia água, nem suco, único líquido ingerido era a bendita coca-cola. Não foi fácil me livrar dela, pois não servia apenas para matar minha sede, era meu cafezinho, era meu “tarja preta”, era meu tudo. Cheguei a brigar com namorado que fez um churrasco e preferiu Pepsi no lugar da concorrente.

Diante de várias circunstâncias eu percebi que aquele vício estava me prejudicando, não só em termos físicos e psíquicos (gastrite, obesidade, dependência, etc.) mas em termos sociais. É sério. Falo de prejuízos não só financeiros como profissionais. O tempo que eu gastava para pegar coca-cola na geladeira, beber (pois como eu trabalhava em hospital, não havia outro lugar para beber que não fosse a copa). Eu tinha um desperdício de tempo extraordinário.

Comecei a perceber os prejuízos, principalmente de tempo, que por questões de minutos eu me atrasava, minutos gastos advinham com o que? Como não consegui largar sozinha a bendita bebida eu recorri a um especialista (psiquiatra). Não foi algo fácil, é um tratamento demorado, é preciso se conhecer, para saber o que te leva a ir se ancorar em algo, no meu caso a coca-cola.

E assim deve-se fazer com tudo na vida: se reclamas de cansaço, veja onde está te desgastando mais. Se estiver sem tempo, veja onde está gastando tempo demais. O importante é cortar excessos. Aqui mesmo no blog eu tenho uma postagem sobre dieta, a dieta da vida, que fala exatamente isso: cortar excessos.

Tente. Mas algumas coisas não dão pra fazer mesmo, a não ser se você ousar, e mudar. Um exemplo é o trabalho, muitos acham que trabalham demais. Se você avaliar tente ver se não está desperdiçando tempo, deixando o trabalho desorganizado, o que dá mais trabalho, pois geralmente isso tende a acumular. Durante o trabalho se dê folgas. Leia uma reportagem, vá minutinhos ao Orkut, ouça uma música, alongue-se e BEBA ÁGUA. Ao ir beber água, você está se hidratando, evitando movimentos repetitivos, relaxará a mente. Estas pequenas ações, não o fazem perder tempo, pelo contrário, aumenta o rendimento, claro desde que não ultrapasse os cinco minutinhos. Se mesmo assim o trabalho está te deixando tenso, cansado, é hora de mudar, ousar.

Por isso digo no twitter: Já bebeu água hoje? Às vezes sente-se fadigado devido a isso, um longo período desenvolvendo a mesma atividade. Pense nisto!

P.s

Só pra ilustrar. Um dia estávamos numa reunião, assuntos maçantes, muitos tempo sentados a volta de uma mesa, discutindo-se e chegando a lugar nenhum. Buscávamos soluções de alguns problemas, mas nada vinha a mente. Até que um colega cochilou, eu enviei uma mensagem (pelo celular) para que ele acordasse, ele se assustou, e logicamente fiquei com dificuldade de segurar a gargalhada, me levantei a tempo para ir buscar mais água. Tempo que dava já pra rir. E ele me acompanhou ( pra brigar claro). Mas daí quando voltamos tivemos idéias. Então toda vez que eles ficam muito tempo sem “tuittar” eu já sei que estão afogados lá de trabalho. Então sugiro, já beberam água.


p.s 2: Lembrem-se água purifica, limpa, refresca, hidrata e o corpo precisa de 2l no mínimo diariamente, divida isso durante o período de 16 horas ( pois 8 horas vc tem de ter um sono tranquilo)

Nenhum comentário: