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domingo, 20 de fevereiro de 2011

Administrar o tempo


Que atire a primeira pedra aquele que nunca falou que está sem tempo para se divertir ou fazer algo como ir ao dentista, ligar para um amigo adoentado, ser voluntário em alguma ONG. Ou então que o dia está tão corrido que falta mais tempo para descansar, que trabalha cada vez mais e não vê os rendimentos disto.

A sensação de falta de tempo, ou de tempo perdido (mesmo que seja um mau aproveitamento do mesmo) não é exclusividade de ninguém. E de tão comum leva muitas pessoas a buscarem ajuda com especialistas para conseguir administrar o próprio tempo. Fato este que levou desde administradores, pessoas que trabalham com marketing,e até mesmo psicólogos, dentre outro profissionais, a se especializarem no assunto.

Dez em cada dez sites que oferecem curso on line, possuem o curso de administração do tempo, são inúmeros sites, textos, apostilas disponibilizadas sobre o tema. Ensinam e dão dicas de administrar o tempo, e muitas pessoas pagam para isso. Algumas conseguem sucesso, outras sucesso temporário, outras não percebem mudanças, não conseguem administrar o tempo. Mas porque isso acontece?

Acontece pelo mesmo fato de muitas pessoas terem a necessidade de administrar o tempo. Os problemas não estão no tempo, mas si mesmo. O tempo não é dinâmico, não aumenta e nem diminui, não sofre mutação, não se divide ou multiplica-se. O tempo é fixo, estático, qualquer coisa pode acontecer que continuará sendo dia e noite; dias, meses e ano; presente, passado e futuro.

Com base nesse pressuposto pode-se afirmar que as pessoas vivem um embate com o tempo ilusório, talvez seja a tentativa inconsciente (ou não) de não enfrentar a si mesmas, afinal será preciso fazer uma auto-avaliação para saber o porquê da escassez de tempo. Assim o correto seria administração pessoal e não do tempo.

Administrar tempo é muito mais sedutor pela facilidade, enquanto administrar a si mesmo é algo muito mais complexo, requer se despir de toda desculpa que mascara nossas falhas (vícios que nos fazem atrasar em tarefas do dia a dia, hábitos equivocados, carências, etc.).

Vamos a um exemplo:

Alguns cursos de administração do tempo orientam em organizar os papéis, os inúteis devem ser jogados fora. Essa é uma boa dica, porém se não nos policiarmos acabamos por acumular novos papéis inúteis. Então o ideal não é só jogá-los fora, mas saber por que temos a mania de acumular tais papéis. Provavelmente não guardamos apenas papéis inúteis, devemos avaliar o que mais inútil acumulamos em nossa vida, isso nos ocupa espaços e tempo.

Assim, se você está guerreando com o tempo, não tente administrá-lo, pois pode se frustrar, busque administrar a si mesmo, para isto basta fazer um balanço entre as atividades desenvolvidas e as que não tem “tempo” para desenvolver, ou que pelo menos gostaria de desenvolver, e veja o que está impedindo de fazer. Se for falta de tempo, tem de ver onde está gastando muito tempo, se não for por tempo, deve avaliar, pois pode ser medo, por exemplo.

Lembre-se que administrar o tempo é na verdade uma forma disfarçada de buscar a administração da própria vida. Se você começou a ler esse texto buscando fórmulas para administrar o tempo, comece mudando de paradigma, ao invés de perguntar “como administrar o tempo”, se pergunte “por que precisa administrá-lo?”.

Volto numa próxima oportunidade com algumas dicas de administração da vida!

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