Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Como mexe no twitter?


Vamos ao bem básico?

1) PERFIL: para editar seu perfil vá em PROFILE ( no alto da página) vai direcionar você uma janela com mensagens suas ( se você nunca escreveu no twitter não terá nada). Acima dessa mensagem e pouco abaixo do seu nome terá “EDIT YOUR PROFILE” . Tecle ai para editar seu perfil.

A primeira aba ( a que abre) terá seu nome, e-mail, idioma privacidade. Na segunda você pode mudar a senha, na terceira (MOBILE) você configura para acessar twitter de um celular, ipad, etc. Já em NOTICE são configurações de avisos de mensagens novos seguidores etc. Em PROFILE você edita o perfil que os amigos verão (nome/apelido, foto, localização, site, email, descrição). Na aba DESING, você poderá escolher o layout ( fundo e cores) da sua página. Na ultima, CONNECTIONS, você tem uma lista de ferramentas para ajudar no twitter, por exemplo o yfrog para postar fotos.

2) PROCURANDO AMIGOS: vá ao alto da página em HOT TO FOLLOW. Ao lado da expressão digite um nome ou nick da pessoa que deseja encontrar. Tecle em search. Aparecerá uma lista. Para adicionar basta selecionar FOLLOW ( se quiser excluir a pessoa é só teclar em unfollow).

3) Volte a Home: em timeline ( ao lado esquerdo da tela) você poderá se comunicar escrevendo mensagens aos seus contatos ou de forma geral.

Ø MENSAGEM GERAL: você não direcionará a ninguém, escreverá como se fosse o seu status do facebook.

Ø Mensagem direcionada: você direcionará a mensagem a alguém então escreverá @nickdapessoa + mensagem. Outra forma é ir na mensagem que a pessoa enviou, ao lado do horário ( ao final da mensagem) e selecionar reply e escreve a mensagem na janelinha que abrir.

Ainda em home ao lado de timeline você verá a aba @mentions. Ai você pode conferir as pessoas que citaram você nas postagens. Ao lado terá retweet, que são mensagens de outras pessoas ou suas que foram repassadas. Por exemplo, alguém escreveu algo que você gostou e então você decide repassar aos seus contatos. Vá à mensagem ao lado do horário da mensagem tecle retweet. A mensagem será reencaminhada.

Para finalizar, terá a aba searches, que é pra buscas, e a aba lists, que é similar aos grupos do Orkut e facebook, serve para separar seus contatos por grupos.

4) MESSAGES: essa opção está ao alto da página e serve para enviar mensagem privada para alguém, ou seja, as mensagens que você enviar por este recurso somente o destinatário irá ler. Ao contrário do timeline, que todos os seus contatos podem ler.

Na coluna da Direita da tela você terá alguns controles de sua conta, como:

· Your tweets: quantas mensagens você já enviou;

· Following : quantas pessoas você segue

· Followers: quem está seguindo você

· Favorites: mensagens que você colocou como favoritas, e ficam ali como um atalho. Para favoritar uma mensagem, basta ir ao lado do horário da mensagem e selecionar favorite.

Só para finalizar vou dar dica para usar duas outras ferramentas do twitter: como postar fotos, e como usar web cam

· Postando foto: vá a Edit profile> connections > selecione yfrog > no canto superior direito terá lá uma opção para se conectar via twitter, selecione allow, e pronto estará conectado) pode pedir login e senha do twitter ). Ao lado esquerdo tem upload > selecione esta opção > escolha a foto em browse > pode fazer uma breve descrição, e escolher os meios que deseja divulgar a foto, clique em post it.

· Usando webcam: vá em Edit profile > connections> twitcam.com e siga os 3 passos indicados lá.

Esse é o básico do básico do twitter. Existem muitas outras ferramentas, linguagem própria, dentre outros. Indico alguns sites de tutoriais, porém os mesmos ainda possuem versões antigas do twitter, mas dá para entender e saber o que é retweet, mensions, reply etc.


__________________________________________

Tutorial básico do Twitter

Como usar Twitter

Vídeo como usar o Twitter

Tutorial Twitter

Nenhum comentário: