Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de maio de 2014

Do pó ao vaso sanitário: mais uma do momento eleitoral


Que as disputas políticas são paradoxais, isso ninguém mais duvida. No entanto, na época eleitoral isso exacerba: políticos, assessores, cabo eleitorais, simpatizantes se cegam e rompem qualquer barreira lógica e racional.

Acabam os discursos, os argumentos, as propostas, e preenchem-se as lacunas com ataques gratuitos, troca de acusações, perdendo qualquer bom senso.

A campanha eleitoral já chegou no meio virtual, e com ela toda a gama de acusações. Campanha eleitoral na Internet  ganhou uma conotação de que ganha quem apresentar mais dados negativos do adversário.

Dentre muitas acusações, a que mais me perturba é a de que Aécio Neves, então pré candidato à presidência da república pelo PSDB, é alcoólatra, é dependente químico (na linguagem utilizada: “cheirador de pó”).

Não estou aqui defendendo Aécio Neves, até  porque não defini voto algum. E atrás de Aécio Neves ainda vejo sombra de Antônio Jorge (não gosto dessa ideia, e quem é mineiro sabe bem o motivo). Porém o que me incomoda não é a quem as acusações  são dirigidas, mas de onde elas partem: do PT.

Aqui vale destacar que não efetuo um ataque ao PT, mas busco sempre entender a dinâmica das coisas. E nesse caso realmente não entendo o motivo pelo qual buscam  difamar, denegrir a imagem de Aécio.

Primeiro dizer que uma pessoa não pode assumir presidência porque bebe, é esquecer o próprio passado, quando Lula assumiu a presidência e  vários meios de comunicação, mostraram fotos,  espalharam pelos quatro cantos do país o problema com o álcool do ex-presidente. A militância desmentia, pedia provas, etc. E agora  fazem igual: acusam, difamam,  falam e nada provam?

Depois alegam que Aécio Neves  faz uso de cocaína. Acusam, espalham, fazem piada. Provam alguma coisa? Conseguiram já alguma nota fiscal com algum traficante (não adianta agora inventarem uma)? Não...

Parece que se preparam demais para alguns assuntos e esquecem do básico: NO BRASIL DISCRIMINAÇÃO, PRECONCEITO, CALÚNIA E DIFAMAÇÃO SÃO CRIMES. Estabelecida as respectivas sanções no Código Penal.

Ora não podemos ter um problema de saúde (se é que tem, pois não provam nada), mas podemos ter um presidente displicente que se quer alerta a militância pelos crimes cometidos?

Ah!! Ok, em época eleitoral vale tudo? Até mesmo defecar (queria tanto escrever “cagar”) em cima de uma lei, elaborada por um correligionário?

Pois bem, suponhamos que consigam comprovar o uso e abuso de álcool e drogas ilícitas por parte de Aécio, então não estão difamando e nem caluniando, mas  sendo preconceituosos e discriminando isso está. Sem contar que estão simplesmente ignorando a Lei nº 10216/2001, de autoria do petista Paulo Delgado, conhecida como a Lei da Reforma Psiquiátrica no país.

Já no inicio da lei, Art. 2º, diz que a pessoa acometida pro transtorno mental deve ser tratada com humanidade e respeito. Por ai os militantes já pecam. Ah vão dizer que a lei serve apenas no contexto terapêutico? Então para que se fez reforma psiquiátrica no á[is? Apenas para diminuir gastos do governo? NÃO!

Inclui ai uma série de questões que referem-se desde gastos, até e principalmente, questões de direitos humanos, que preconizam o desenvolvimento da autonomia e potencialidades da pessoa acometida por transtorno mental, a desmistificação de que transtorno mental incapacita completamente as pessoas, de que a pessoa perde a sanidade mental, é violenta, perigosa, etc.

E vamos combinar, estamos falando de dependência química, e não de psicopatia, esquizofrenia grave, demência. E sequer falando de uso e abuso de crack. Então um pouquinho de bom senso e principalmente boa vontade não faz mal a ninguém.


O PT não precisa chegar a esse nível na campanha virtual! É o partido que tem a maior militância virtual e, diga-se de passagem, melhor preparados. Mas mesmo assim fazem esse tipo de campanha, que mais fica parecendo desespero. Lamentável. 

Nenhum comentário: