Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de março de 2013

O Ser diário...




Meu querido diário, tanto tempo que não venho por aqui contar meus segredos né?  Mais de vinte anos, desde quando debutei não te usei mais, pois diário ficou muito démodé  a moda agora é "redes sociais"...

Não fique com ciúmes ok?

Mas não voltei para contar segredos, pois se é segredo não devemos compartilhar. 

Você sabia que nas redes sociais, na Internet não há segredos? O máximo que existe é privacidade. Se a pessoa não quer que todos leem as nossas coisas, é só "privatizar".  Não não estou falando de política, de terceirizações... apenas o que antes era segredo, hoje é privativo.

Tipo assim, se eu quero desabafar algo, falar algo mais reservado, eu vinha aqui e falava, hoje usamos mensagens privadas. Da mesma forma que não mostrávamos nossas conversas para ninguém, lá por bom senso também não deveria. Afinal se as pessoas quisesses que todos soubessem colocaria público.

Antes o que era invasão de privacidade, hoje chamamos de falta de educação.

Mas tem a vantagem, de termos um feedback mais rápido... as vezes e melhor que o seu silêncio.

Sabe, acho outra coisa de revelar segredos no mundo atual, ale´m de falta de educação, de respeito, acho uma necessidade imensa de se auto afirmar...você não acha? Ops, esqueci querido diário que você não fala.

Um professor meu, ex monge dizia que o silêncio é sábio... E é mesmo... As vezes falamos e só fazemos burrice, nesse mundo digital quem não sabe das regras, ou sabe e não as segue, e não tem o minimo de discernimento acaba se dando muito mal...

O engraçado passa por ignorante, no sentido não de desprovido de conhecimento  mas de porteira mesmo. O intelectual passa por louco, o jovem por velho, o angustiado por depressivo, o louco como marginal, o bom como cruel, e o crítico como invejoso.

Peraí, pensando bem, e ouvindo meu eco, o problema está nas pessoas e não no digital... quem acha alguma coisa  tem grqandes chances de reconhecer os próprio erro, mas quem tem certeza erra... não são respostas que movem o mundo, mas as perguntas (como já dizia a propaganda da TV Futura, talvez nem os funcionários de lá saibam viver intensamente essa reflexão).

Quem critica vive na dinamicidade, reflete, duvida... quem ataca é aquele que vive de certezas, de verdades absolutas... ai quando caem em contradição em si mesmo, precisam do outro para se auto afirmarem como tais... Precisam depois expor a todos...

Por isso querido diário me retornei a você... pois minha consciência não precisa gritar, não precisa de auto afirmação, pois "eu sou eu e minhas circunstâncias  (Ortega Y Gasset) ... Ter sucesso não é ser famoso, ter sucesso é aceitar-se, para ser feliz não precisa ser famoso...

Eu não preciso de ninguém a massagear meu ego para me sentir alguém, tão pouco para voltar acreditar em mim ou na humanidade. Não preciso de holofotes para certificar-me da minha existência, não preciso culpar ou julgar o outro para suprir minhas vulnerabilidades.

O que tracei para minha vida é muito maior que momentos de aplausos, e não precisa divulgação, caso precisasse me preocuparia, pois seria vaidade. 

Penso que  o conhecimento fica, aplausos silenciam-se...

Querido diário, não voltarei por aqui, pois rompi nosso pacto de fidelidade, estou publicando a todos essa nossa última conversa... Não por necessidade, mas por reflexão.. não é segredo meu, mas algo que pode contribuir para muitas pessoas, não é algo vago, sem conteúdo, tão pouco um prazer bestial (como dizia, ou aclamava Nietzsche) 

Nenhum comentário: