Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de março de 2013

GUSTAVO MENDES: bolinha de gude é coisa séria


Bla bla bla

Desculpe, não sigo o fluxo, eu penso!

Após meu post aqui no Inquietações sobre a conduta do humorista Gustavo Mendes, recebi uma série de comentários, a favor e contra o post, em defesa ou não do humorista. Infelizmente não pude publicar todos, uma vez que foram postados como ANÔNIMOS. Bem a Constituição Federal nos dá a liberdade de expressão, mas veta o anonimato. Logo não publico nenhum comentário anônimo.

Mas aqui ao longo deste texto eu colocarei algumas considerações a esses comentários.

Para iniciar a conversa de hoje sobre Gustavo Mendes, comentarei sobre o post dele pela manhã de hoje no Facebook (comentado por amigos meus) criticando um artista local (usei a palavra crítica para não pegar pesado com "humilhou"). Ora, ele não aceita nem mesmo um comentário contrário ao seu, e acha-se no direito de fazer isso com outrem? ainda bem que lhe restou um pouco de bom senso e ele apagou tal comentário.

Particularmente, como já fiz, eu deixaria e pediria apenas  desculpas a pessoa e explicaria o mal entendido, afinal as vezes não nos expressamos direito. Mas cada um é cada um. Me lembro agora de um vídeo de Rafinha Bastos em que apesar do humor negro dele, do sucesso dele, da arrogância dele, ele pediu desculpas por algo errado que ele disse e fez acerca de determinada empresa.

Voltando a Mendes, depois de ter apagado o comentário desagradável, deselegante a um músico local, o mesmo postou uma nota do dia 03 de março do ano corrente sobre ele, no Jornal O Globo, coluna de Patrícia Kogut. com o seguinte comentário: "humorista de um personagem só, chupa!"

Hoje,  ao perguntar nas ruas quem é Gustavo Mendes ouviremos três respostas basicamente: o humorista (ou comediante, ou artista, ou similares), aquele que trabalha no Zorra Total (ou na Globo, etc), e aquele que imita a Dilma.

Mas isso não é exclusividade dele! Tom Cavalcante, Pedro Bismarck  também são considerados humoristas de um personagem só. Diferente de Chico Anísio, por exemplo.

Porém o comentário sobre essa  notinha na imprensa a meu ver tem dois agravantes. É importante destacar que falei dois agravantes, e não duas coisas graves. 

A primeira é sobre onde a nota saiu... Reforça apenas o que disse no outro post: é funcionário da Globo, e que certamente o contratou por causa da imitação da Dilma, e não apenas porque é talentoso. Mas daí existe um contrato, e as pessoas cansam da mesmice. Ou ele produz algo, ou dança. Essa é a lei do mercado, e na Globo não seria diferente!

Confesso que me causou certa estranheza ele tentar responder às críticas (humorista de um personagem só) com marketing do próprio patrão, digo empresa que o contratou. quem está dando ibope a ele é somente fãs (e aqui inclui os familiares e aqueles que seguem fluxo, modismos, etc) e a empresa do mesmo. 

Fora isso, são apenas notas, de um comentário, de uma apresentação, e não algo bem substancial.

Mas como uma pessoa falou ele ainda tem uma longa trajetória, é jovem, tem muito o que aprender, a crescer, a pensar...

Para finalizar essa primeira questão, ainda complemento com o fato dele comemorar uma nota, da própria empresa  que tem de divulgar e promover seus "produtos" (sim porque a arte, o entretenimento, os artistas são produtos oferecidos pela Globo), como se tivesse saído no New York Times, será que o humorista sabe que jornal O Globo e Rede Globo são as mesmas coisas? Fazem parte da mesma organização?

O segundo agravante foi ele compartilhar, comemorar a nota apenas DEZ dias APÓS sua publicação? ele não tinha conhecimento de tal? Ok, que nem todo artista tem assessoria, ou que esta seja boa. Porém em épocas de avanços tecnológicos principalmente na área de mídias digitais, não é difícil controlar  o que sai na imprensa sobre si mesmo. Ainda mais quando o veiculo utilizado é uma coluna da própria empresa que se trabalha.

Mas não para por ai, comemorar uma nota que diz que criou os personagens, os mesmos não estão no ar ainda, e que não serão, necessariamente, interpretados por ele... Quantas pessoas conhecem a autoria do Hino Nacional, ,da música Asa Branca, o filme Lula O filho do Brasil, do livro Agosto, sem recorrer ao Google de imediato?

Ora criar nem sempre é reconhecido por tal... Que o diga Maurício de Souza, Ziraldo, e outros tantos que têm seus trabalhos vendidos, reproduzidos, copiados e poucos sabem que são os pais...

Assim resta-me apenas lamentar que pessoas ainda acreditem que bolinha de gude é apenas brincadeira de moleques.

_________________________________________________

p.s.1: Como existem muitos mal leitores virtuais, cabe aqui deixar claro que não estou dizendo que ele não tem talento, apenas faço reflexão, uma crítica sobre a postura dele enquanto humorista, funcionário e internauta.

p.s.2: A diferença entre Gustavo Mendes e Rafinha Bastos nas buscas é impressionante. Gustavo Mendes aparace graças ao SEO de grandes sites, a maior parte deles ligado á Globo em primeira página de busca, justificando os mais de nove milhões de resultados. Se não fosse Globo, mas Record, estaria como? Vale lembrar que sites variados da segunda e terceira fazem, na sua maioria 'integrantes" da famosa "PIG" (Partido da Imprensa Golpista, oposição ao governo federal).   Rafinha já varia mais. Isto considerando que Rafinha não iniciou em uma emissora do porte de Globo, e a maior parte não por ajuda de SEO.

p.s. 3: Aproveitando a oportunidade para responder ao comentário do mesmo que ganha Mais de mil reais por mês, que tem apartamento da Gávea e trabalha na Globo...

SOU CARIOCA, e isso basta!!!!


AH!!! a ALMA VIVA  em Juiz de Fora tem salários (alguns) acima de mil reais...

Nenhum comentário: