Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

GLOBO CONTRA-ATACANDO A IMPRENSA



Enquanto muitos se preocupam com o que William Bonner e demais telejornais da Globo falam, ou  programas que passam, ou  tendência política de apresentadores, a emissora coloca nas entrelinhas (leia-se meio da programação) inserções, mensagens,  no meio dos entretenimentos e programações de maior popularidade.

No primeiro programa esquenta, levaram Dilma para falar de forma superficial de temas diferentes do tema central do programa que era “acessibilidade”. Levando a entender que a presidenta não liga para o tema, lida com descaso...

No entanto, o meio que tem sido usado são as novelas. Principalmente a Lado a Lado e a Salve Jorge. E não utilizam apenas  a própria transmissão, nos resumos enviados aos sites, apresentado no próprio site Globo.com utilizam esse tipo de mensagem, quase subliminar.

A novela Lado a Lado tem aproveitado os espaços de forma categórica, ainda mais pelo perfil da novela: novela de época que pode explorar os contextos políticos. E como toda novela de época existem a possibilidade dos opositores, e o uso da imprensa  para esta oposição.

Com isto a novela tem conseguido explorar a questão sobre (im)parcialidade da imprensa, como postei aqui no texto A Alegoria da Globo, e hoje no resumo dos capítulos da própria novela cita a “imprensa marrom”.

Essa é uma estratégia bastante inteligente, pois responde a altura às acusações de “imprensa golpista” (PIG) proferida por seus próprios opositores, e não caem  na banalização de trocas de ataques e até de temática. E outras palavras não desgastam o assunto que envolve a imprensa e sua postura diante das questões e interesses políticos.


 ________________________________________________________________________


P.S.1: Vale acrescentar que a novela também aborda o tema de “assédio de políticos” à secretárias, relacionamento político/servidores, e troca de favores políticos. Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência (essa frase ainda existe no final dos capítulos?)




Nenhum comentário: