Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Duque de Caxias


O município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, sofre hoje com resultados de chuvas fortes... Enchente, deslizamentos, mortes, pessoas desaparecidas e  milhares de desabrigados são resultados da negligência de uma gestão municipal, que deixou o município jogado à própria sorte.

Um gestor não pode prever ou impedir chuvas fortes, mas tem a OBRIGAÇÃO de  prevenir conseqüências das mesmas.  E isto o ex-prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito dos Santos Filho (PP), deixou muito a desejar.

Em novembro a imprensa já denunciava o descaso do ex-prefeito tucano com a cidade, que ficou até 60 dias sem coleta de lixo, ficando apenas o entorno da prefeitura e da casa do então prefeito (Zito) limpos. Que só  tomou providências quando a imprensa  o denunciou, e então em  um estilo mutirão  começou a retirar o lixo da cidade, mas não a tempo de  impedir bueiros, boca de lobos entupirem.

O resultado? Assistimos agora com a tragédia que assola a região de Duque de Caxias, e o distrito de Xerém.

Agora pensemos: se o ex-prefeito José Camilo Zito dos Santos Filho não se preocupou nem com coleta de lixo, será que  assistiu à hospitais, postos de saúde, farmácia popular, assistência social, etc?

Obviamente que não, e deixou a batata quente (como em Juiz de Fora) para o prefeito eleito em 2012, Alexandre Cardoso (PSB).

Agora o criminoso, pois só existe essa denominação para alguém que assume administrar uma cidade e atua de forma negligente com a VIDA da população que o elegeu para representá-los e defender os interesses COLETIVOS da cidade, deve estar em sua residência, provavelmente em área não afetada, em segurança de vida (física tanto no sentido de acidentes decorrentes das chuvas, como de doenças provocadas pelas enchentes), e com plano de saúde assegurado. Quem sabe já até viajando para descansar do que não fez.


_________________________________

Para saber mais sobre os problemas enfrentados pela cidade e região de Duque de Caxias tanto sobre o problema com o lixo não recolhido e   conseqüências das chuvas indico o site Caxias Net.



p.s. 1: A pergunta que não quer calar será que a saúde de Juiz de Fora será afetada pela situação em que se encontra Xerém? Será que o prefeito eleito Bruno Siqueira (PSDB) e o  atual secretário de saúde Dr. José Laerte Barbosa  já avaliaram a situação, e planejaram um plano B?

p.s. 2: Para quem não sabe a rouparia dos serviços de urgência e emergência de Juiz de Fora (principalmente HPS) são terceirizados,e a lavagem de lençóis, toalhas, etc. é feita em uma lavanderia de Xerem, conforme demonstrativo de pagamentos da prefeitura de Juiz de Fora. A empresa é a Atmosfera Gestão e Higiene de Têxteis S.A.

pagamento efetuado a lavanderia em Xerém RJ
Gastos da Prefeitura de Juiz de Fora na área da saúde, em novembro de 2012, disponível no portal da transparência.


Nenhum comentário: