Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Paradoxos petistas



Por mais que eu tente entender o PT (Partido dos Trabalhadores) eu não consigo. É muito paradoxo para pouco partido.

Na época da greve de servidores  federais este ano, eles  afirmavam que o PT não era contra o governo, faziam greve porque reconheciam a capacidade do gestor - o caso, Dilma Rousseff.  Depois sobre as privatizações, terceirizações, (por exemplo, das estradas), explicaram que o partido não terceiriza, tão pouco privatiza (mesmo sendo positivo ara o país), o PT expande capital.

Dentre outros paradoxos, hoje o jornal Estado de Minas apresenta mais um: “PT vai afastar indicado a cargo em Campinas.  Jairson Canário (vereador) será afastado por 60 dias e o caso julgado pela comissão de ética do partido, por ele ter aceito uma secretaria no governo de Jonas Donizette (PSB)



Decisão do PT JUiz de Fora ser oposição à Bruno Siqueira
Jornal Tribuna de Minas 10 de dezembro de 2012
A principio não parece nada demais, e sim o cumprimento do estatuto do partido, pelo diretório municipal de Campinas, que havia decidido proibir filiados a assumirem cargos no governo do PSB, que é da base aliada nacional do PT (apesar de todos os desentendimentos). No entanto, em Juiz de Fora algo parecido aconteceu e foi tratado com certa naturalidade (descaso?) por parte do partido: Um filiado, vereador não reeleito, foi convidado a assumir uma secretaria (de assistência social – e aceitou) mesmo tendo 
o diretório municipal decidido e comunicado ser oposição ao prefeito Bruno Siqueira (PMDB).

Ora o PMDB é também da base aliada, mas mesmo assim declararam oposição (o PT), e ainda aceitaram um filiado (conforme o mesmo comunicado ao partido e conversado comlideranças do mesmo) ser secretário de uma gestão apoiada e também com secretário de adversários (PSDB, PPS).

Aqui na cidade justificam essa lógica de “aceitarem” um filiado assumir uma secretaria de uma gestão que serão oposição como sendo uma preocupação com a população, pois “os interesses do povo deve prevalecer”. Ora será que somente em Juiz de Fora há interesses do povo a prevalecer? Em Campinas não?

E o não apoio dos dissidentes (35 declarados) à candidata à prefeitura pelo PT, e que até hoje nada declararam a respeito dos mesmos, se foram julgados pela comissão de ética por infidelidade  partidária e não cumprimento do estatuto, se foram ou não punidos?

Talvez em Juiz de Fora não seja paradoxo, mas uma lentidão partidária, um lapso, uma desmotivação, visto que o site deles (local) está desde julho sem atualização (blog, pois o outro está fora do ar)...

desatualização do blog
fonte: site do PT Juiz de Fora: http://ptjuizdefora.blogspot.com/




p.s. 1: Vale dizer que não estou questionando a postura do prefeito eleito de Juiz de Fora em convidar alguém do PT, tão pouco sobre a idoneidade, ou competência do convidado (Flávio Cheker), faço apenas uma relação do caso de Juiz de Fora com o de Campinas, que são bem semelhantes.

p.s. 2: A escolha de Cheker pode ser sim uma preocupação com os interesses da população, porém é preciso avaliar a questão sem  romantismos ou discursos eleitoreiros e populistas. O povo tem interesses, não pode ser prejudicado, mas não será uma pessoa a fazer muita diferença, quando se depende de uma equipe, equipe esta formada com uma variação  considerável de  legendas, inclusive adversárias. Pode até todos trabalharem em prol da cidade, porém como isso é visto aqui de fora? Isso não tem sido preocupação dos partidos, e tão pouco do prefeito eleito.




explicação de Flávio Cheker por aceitar secretaria na gestão de Bruno Siqueira
Declaração de Flávio Cheker  em seu perfil do Facebook sobre convite aceito para assumir uma secretaria no governo de Bruno Siqueira.


Nenhum comentário: