Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Bruno Siqueira anuncia primeiros nomes de seu secretariado


O Prefeito eleito de Juiz de Fora, já começou a anunciar alguns nomes de quem vai compor seu secretariado, sem muitas novidades, e alguns nomes já comentados aqui.

Embora alguns coloquem que ele inovou comunicando via twitter,  tal ação não tem nada de novo visto num contexto do perfil do político e de intenções.

Bruno tem uma característica marcante: é detalhista. Além disto, é perspicaz e cauteloso. Por isso o anúncio de poucos nomes via twitter, tem um propósito muito maior que ser inovador,  com o velho discurso da mudança.

Ao utilizar o twitter, único meio de comunicação que lhe restou desvinculado à imprensa, já que  deletou(ou deletaram) sua Fan Page no Facebook, Bruno não atrela seu nome a nenhum veiculo de comunicação (pago), assim não cai nas especulações (leia-se acusações) de alianças à PIG local.

Embora essa seja uma justificativa para o comunicado de poucos nomes via Twitter sobre o secretariado, os fatos mostram que não é a única. Horas antes, a imprensa local e  políticos anunciaram  presença de figuras “chaves” na cidade,e em Brasília.

Em nota no jornal Tribuna de Minas,  havia o comunicado do desembarque de Tarcísio Delgado em  Brasília. Pestana Também anunciou ida à Brasília. O primeiro para conversas no planalto, o segundo por ser deputado federal. Mas eis que Bruno também anunciou horas depois estar em Brasília, buscando recursos importantes para nossa cidade (Juiz de Fora).

Em outra nota o jornal comunicada a vinda amanhã do então secretário estadual de saúde, Antônio Jorge, à cidade para inauguração de uma UAP. E Pestana também comunicou a vinda para Juiz de Fora para decidir o futuro da cidade. Isso também horas antes dos primeiros nomes do secretariado ser anunciado.

Ora e onde Bruno iria  camuflar tantas coincidências e sustentar o discurso que não trocaria o apoio recebido no segundo turno por cargos? Então o jeito era começar a soltar nomes e dar a entender que a equipe já está montada e só falta uns últimos ajustes com as mesmas e não com os apoios recebidos como ficaria pressuposto com os anúncios.

Assim anunciou nomes que não dariam tanto impactos, e poupou nomes óbvios, também com intuito de sanar  qualquer comentário de: “o que dependia dos apoios só foi anunciado depois”. Assim nomes como José Eduardo Araújo, Figueiroa, Canalli, que poderão ser aproveitados na gestão Siqueira (e são tidos como certos por alguns), ficaram para a “segunda” remessa de nomes divulgados.

Assim as reuniões encontros poderia se dar num campo menos especulativo quanto à formação da equipe.

Assim utilizou o Twitter para divulgar, pois uma coletiva exigiria todos os nomes e como ele iria dar? As pessoas se distrairão com a “novidade”: anuncio via twitter e os nomes, e não fariam algumas ligações óbvias de visitas, reuniões, etc.

Outro fato ocorrido também que chama atenção, é outra nota no mesmo jornal referindo-se ao PT, que assume a oposição à próxima gestão, e ainda  descarta a possibilidade de qualquer filiado participar da gestão, descartando a possibilidade de Flávio Cheker participar da gestão Bruno. No entanto, na mesma nota há referência ao conflito existente no PSDB local, e então aproximação de Bruno ao PSDB estadual. (fato que levou o PT se posicionar como oposição). Essa referencia, mostra que a nota não foi implantada pelo PT, que atualmente está muito mais preocupado em prol de Lula do que trâmite locais.

Sendo assim podemos supor que pode ser uma nota de preparo pelo que vem por ai. Sem dúvida com Antônio Jorge e Pestana na cidade, que haverá reunião de ambos com o  prefeito eleito. E daí terminar de ser firmar nomes ainda não divulgados.

O fato é a estratégia não foi tão bem traçada, uma vez que enquanto Bruno tenta se esquivar de aproximação e possibilidade de troca de apoio por cargos,  indo contra o que ele mesmo disse, por outro lados os apoiadores não pretendem o mesmo.


p.s. 1: Sei lá, mas não acredito que Bruno optará por nomes óbvios que possa associar o nome dele, a figura dele à apoios de segundo turno. Por isso, não acredito que nome como José Laerte Barbosa, seja aproveitado em secretaria de saúde. Pois transpareceria uma troca evidente, e aproximaria muito Bruno de PSDB, algo que não vai bem aos olhos do PPS que  não vai ficar eternamente à sombra de PSDB/DEM



p.s. 2: Já citei alguns aqui da equipe anunciada, por participarem da equipe de transição 9 vide link abaixo). Vou apenas acrescentar aqui sobre Amaury Couri, engenheiro que já foi presidente da Cesama, escolhido por José Eduardo Araújo, quando prefeito. Alguém tem algum dúvida da escolha ter sido feita via José Araújo?





Nenhum comentário: