Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de novembro de 2012

EQUIPE DE TRANSIÇÃO CUSTÓDIO-BRUNO


De antemão já vou frisar aqui que não se trata de um texto falando de continuidade de gestão, até porque nem todos que trabalham na prefeitura compartilharam dos mesmos ideais do atual prefeito, ou sequer fizeram campanha para o mesmo. Ser concursado, funcionário público não significa fazer “parte da gestão” em si.

Mas mostra algo bastante claro: o agradecimento pelo apoio e serviços ofertados. O que para uns  se traduzirá em “moeda humana” (adorei esse termo que me falaram hoje), ou numa linguagem popular, primeiros indícios de cabides de emprego.

Bem mais no quesito cabide de emprego Bruno se “safará”, uma vez que essa equipe ai (tirando uma apenas) está já ligada à PJF, não está entrando pela janela, tão pouco caindo de pára-quedas. São concursados. Eis ai uma grande esperteza para driblar o discurso comum em épocas eleitorais sobre os “cargos comissionados”. Mas por outro lado não deixa de parecer uma moeda de troca pelos apoios recebidos.

Bom dito isso vamos à equipe de transição:

André Borges, ex diretor da Cesama, indicado por Itamar, foi exonerado em 2011 pela aproximação do mesmo ao Bruno Siqueira, que possivelmente sairia candidato. E então assessor de Bruno.

Fúlvio Piccinini,  economista que foi subsecretário de receita da PJF em 2007, até 2012 participou do Conselho Municipal de Preservação ao Patrimônio Cultural como representante da Secretaria da Fazenda

Alexandre Jabour, advogado e faz assessoria jurídica na SARH de Juiz de Fora, cujo responsável pela pasta era  Vitor Valverde.

André Zatorre, ex-diretor da Empav, e diretor administrativo da CMJF, que também apoiou publicamente Bruno Siqueira em sua campanha.

Michael Guedes, jornalista já atuou na Tribuna de Minas, nas Organizações Panorama, feito campanhas vitoriosas para PDT (Sebastião Helvécio), PSB (Júlio Delgado) e para o PMDB (Bruno Siqueira para Deputado, além de PSDB para prefeitura de Pequeri e Aracitaba.

Vale ainda destacar alguns aspectos interessantes, os quais não significam que tenha algo a ver com a indicação da equipe de transição para a próxima administração municipal:

- Lembro que a Cemig é uma das responsáveis (digamos assim para todos entenderem)  da gasnet/gasmig, que por sua vez  fornece gás à Empav para fazer o asfalto em Juiz de Fora. Devemos lembrar que na reunião sobre o apoio do PSDB-MG á Bruno Siqueira, no segundo turno, estava lá Djalma de Moraes, presidente da Cemig, Lembrando que atualmente 1/3 das ações da CEMIG é da Andrade Gutierrez, “financiadora” de campanha de Aecio Neves.

- Isauro Calais quem indicou o Andre Zatorre à Empav, quando era líder do prefeito na CMJF, saiu da função quando Isauro rompeu com o governo (conforme foi dito na reportagem de hoje do jornal Tribuna de Minas). Mas vale aqui  lembrar que Isauro foi tido como pré-candidato á prefeitura de Juiz de Fora em outubro de 2011, vindo a desistir  em abril de 2012, e consolidando posteriormente apoio á Bruno.

- Alexandre Jabour é filho do ex-presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora e vereador, considerado um dos mais atuantes da cidade, Wilson Jabour, que por sua vez é um nome de peso na cidade pelo reconhecido trabalho feito enquanto vereador, e apoiou Bruno declaradamente, inclusive estando junto ao mesmo no comitê dia 28.

- Durante a campanha eleitoral primeiro e segundo turno  uma série de discussões se acirraram nas redes sociais, ainda que de forma tímida. Além disto, uma das estratégias adotadas pro alguns grupos (militantes, voluntários, equipes de campanha) foi optar por grupos no Facebook fechados ou secretos. Em dois desses grupos e em outros rolou  o boato de um possível acordo entre PT e PSDB para tentar encobrir uma possível dívida que Custódio deixaria para a próxima gestão.  Independente de acordo ou não, a dívida é possível existir. E segundo alguns relatos nos grupos, vinha de fonte confiável. Ora, se vinha de fonte confiável, provavelmente essa fonte seria de dentro da prefeitura e em especial de onde “cuidam” das receitas do município... Seria este local a Secretaria de Fazenda? Mesmo não tendo nada a ver, me lembrei daquele episódio sobre dividas de publicidade da prefeitura, uma conversa da Secretaria de Comunicação. (http://liliangoncalves.blogspot.com.br/2012/09/publicidade-prefeitura-de-juiz-de-fora.html)


Mas as questões da equipe de transição não param por ai. Provavelmente a atual administração escolha Manoel Barbosa, como coordenador do processo. Ao que para uns pode parecer uma tentativa de associar a atual administração municipal à próxima, na verdade trata-se de uma bela estratégica tucana juiz forana, representada pelas figuras do grupo de Custódio, para que algumas coisas “passem batido”, a transição não seja feita em sua totalidade, de forma plena e ética. Já que a fama de Manoel Barbosa é de alguém relapso. Existiam pessoas muito mais indicadas, como o Secretário de Planejamento André Zucchi, uma pessoa séria, competente, e inclusive do PMDB, segundo a ficha de filiados do respectivo partido. Inclusive respondendo por Manoel Barbosa na Secretaria de Governo da PJF no período de 06 de agosto a 17 de setembro do ano corrente.

Bem, pelas primeiras movimentações percebe-se que a mudança real não é uma ruptura de velhos paradigmas políticos da cidade, apenas uma  mudança personificada. Ou como Margarida Salomão falou em seu último discurso após o resultado do segundo turno “ uma mudança gestacional” e não estrutural como muitos esperam e que Juiz de Fora tanto precisa.
Está longe de acontecer  o nosso verdadeiro grito de liberdade. Alguém que realmente “peite” os caciques políticos que indicam pessoas, que usam moeda humana nas negociações para apoiar ou financiar algo.  A política é assim? Sim! Mas podemos mudar, e aquele que conseguir romper com essas posturas impostas de  negociações de apoios,  terá  o maior e  melhor de todos os apoios: O POVO.


p.s 1: Por que André Zuchi não se afastou de suas funções na PJF por ocasião da campanha eleitoral, se o mesmo participou ativamente dela? Presidiu TODAS as reuniões temáticas para elaboração do plano de governo do candidato Custodio Mattos.

época eleitoral

p.s. 2: todos as informações  acima citadas podem ser facilmente encontradas por busca simples na Internet e/ou nos sites abaixo.


Links de referência:

Nenhum comentário: