Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 17 de novembro de 2012

Respondendo aos anônimos da Nanium


Ontem recebi dois comentários num texto que postei aqui sobre a empresa de semicondutores, e  a primeira a se instalar no (futuro) parque tecnológico de Juiz de Fora, Nanium. Um comentário tinha uma série de insultos e referia-se ao mesmo assunto de um segundo, que dizia que achou um absurdo o que eu escrevi no texto sobre a Nanium, o qual referia que a Nanium é a antiga empresa Qimonda, embora a pessoa não assinasse, deixando o comentário anônimo, referia-se que trabalhava na Nanium há dez anos.

Bom  como a Constituição Federal do Brasil de 1988, em seu Art. 5º Item IV, dispões que “é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato”, me reservo o direito de não publicar tais comentários, mas cabe aqui falar a respeito.

Não é a primeira vez que pessoas entram em contato para falar da Nanium, mas diferente das duas outras vezes,  preferiram escrever de forma anônima, nem sequer se apresentando. O primeiro aspecto que me chamou atenção, foi que ambos os comentários feitos não estavam lá parecendo que foram escritos por portugueses, já que a Nanium é uma empresa  sediada na cidade de Porto em Portugal, e ambos os comentaristas se referiram trabalhar na mesma, acredita-se que sejam portugueses. Há diferença entre o português (idioma) do Brasil e o de Portugal., até mesmo na grafia.

Ao comentário que proferiu uma série de insultos posso dizer que pecou várias vezes. Culturalmente os portugueses tem por hábito  utilizar palavras em seu vocabulário cotidiano que no Brasil tais palavras são tidas como xingamentos. Porém da forma que  utilizou alguns palavrões, buscando insultar uma pessoa, deixa claro que não foi feito por um português. Até porque alguns  xingamentos não são característicos de Portugal. Além disso, os deslizes na grafia de algumas  palavras (como “facto” e não “fato”) e conjugação de verbo (em Portugal se usa muito a conjugação do verbo na segunda pessoa, e não usa gerúndio), denunciam que se trata de um fake mesmo.

Já o segundo comentário, o qual apenas diz que o que eu disse é mentira, porém com palavras mais sutis,  mesmo apresentando lapsos como o comentário anterior, principalmente na questão verbal, e preferindo ficar anônimo, devo responder que não tenho culpa da imprensa de Portugal ser falha e publicarem informações equivocadas e mentirosas. Pois deixo ao final deste texto dois links de referência  sobre tal informação (inclusive tenho certeza que coloquei referências no texto sobre a respectiva empresa, sobre o assunto). Agora se a questão não é referenciada no site da empresa,  algum motivo deve ter... Assim como mentiras de funcionários.

Agora me questiono por que os outros contatos não afirmaram que eu estava equivocada também? No mínimo estranho. Mas prefiro ficar com eles, já que assinaram os emails enviados, e não deixaram comentários anônimos.

Só que a história não para por ai. Os comentários apareceram justamente após eu fazer um comentário no grupo do Facebook JUIZ DE FORA, no qual coloquei que a equipe de transição do futuro prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, não se importou com meu contato a respeito de um interesse de um canal (acredito ser de TV) do Porto (Pt) em fazer uma reportagem sobre a empresa aqui na cidade. As duas pessoas que entrei em contato simplesmente ignoraram. Para não dizer que ignoraram 100% uma deu um “ok, muito obrigado”.

Ainda aguardei 24 horas para verificar nas estatísticas do blog sobre as visitações, e curiosamente não houve  nenhuma busca por “Nanium” para se chegar ao blog, e tão pouco visitações na semana de Portugual... Será que o blogger está caducando?





Nenhum comentário: