Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Caça aos tucanos




Está aberta a temporada de caça aos tucanos! O vôo das aves pode  ser limitado pelos adversários cortando suas asas, o canto calado ao quebrarem seus bicos e os ninhos devastados confundidos com campos de concentração ou quartéis generais de desenvolvimento de privataria.

A exuberante ave da fauna brasileira  pode entrar em extinção devido a sua própria fragilidade. Seu canto não é mais o mesmo, seus vôos são baixos e ninhos perdidos.

No entanto, o verdadeiro risco está na sua dieta, à base de muitas frutas e pouca proteína, precisam de mais insetos para sobreviveram à temporada de caça. Utilizarem-se, talvez, de toda sua pompa e aposentarem-se da fantasia de camaleões.

 A luta pela sobrevivência não deve ser confundida com predadorismo (uma espécie de empreendimento de predadores), afinal tucanos não são predadores. Mas valer-se de suas qualidades e habilidades para superar-se e enfrentar  de forma serena as adversidades.

Mas o verão vem ai, e embora também não sejam andorinhas, e  não andem em bandos, precisam se lembrar que uma ave só não faz verão, e  um grupo delas num vôo sincronizado, a harmonia e o efeito fica  muito mais bonito, e as vezes é preciso lembrar-se dos tucaninhos, que podem auxiliar num canto mais agudo, mas que da corpo ao grupo, fazendo toda a diferença do espetáculo.

Nenhum comentário: