Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 20 de outubro de 2012

SERÁ QUE VALE A PENA ACREDITAR, BRUNO?



Meu post de hoje  venho falando da minha declaração de voto nulo no segundo turno das eleições em Juiz de Fora, depois de ter votado em Bruno Siqueira no primeiro turno.

Minha opção de voto nulo não se trata de um protesto, mas falta de opção, até que O CANDIDATO me prove ao contrário. Não adianta equipe vir falar comigo, quer seja de campanha ou da assembléia. Pois o candidato nunca foi inacessível, somente agora? Então ou ele se manifesta a respeito ou perde meu voto, e de mais pessoas que está com essa mesma preocupação minha.

O fato de não mais votar em Bruno Siqueira  se deve aos apoios que o mesmo está recebendo. Não tenho nada contra ao PSDB, ao contrário, acredito que grandes forças deste partido poderão acrescentar e muito à gestão de Bruno. Assim como outros partidos. Mas sim na figura de duas pessoas envolvidas diretamente nesse apoio, que foi possível ver claramente nas fotos postadas pelo Facebook do evento que ocorreu ontem na sede do PPS para selar os apoios do segundo turno ao respectivo candidato.

As duas figuras anteriormente citadas são José Eduardo e Antônio Jorge. O primeiro coordenador de saúde mental de Juiz de Fora, e o segundo então secretário estadual da saúde. Digerir Antonio Jorge embora difícil para quem conhece a dinâmica e situação da saúde na cidade, era algo até ser relevado, pois não haveria outro jeito. Seria ilógico o apoio dele e do partido dele PPS, à candidata do PT, já que o PPS sempre esteve junto ao PSDB na cidade. Algo que poderia relevar.

E não posso ser hipócrita dizer que ele foi de todo ruim, é um carrasco. Absolutamente. Ele tem sim seus méritos e competência. Mas deixou e deixa a saúde mental da cidade ao léu e ainda propicia as terceirizações no estado, e em especial em JF, através da ACISPES, a qual é um consorcio de saúde que JF não faz parte, é apenas sede, então para utilizar os serviços desses paga, pois é serviço prestado, terceirizado e sem licitação. Porém, este mesmo consórcio é de grande valia para as cidades pequenas da  região.

Mas ai entra a relação entre ele e o coordenador do departamento de saúde mental de JF na história, o qual é afilhado, amigo, e parceiro de Antônio Jorge, e que sem motivo algum estava lá, no “palanque” do evento. Espaço este que estava apenas lideranças partidárias,  e legisladores  eleitos para a próxima gestão.

O que o coordenador de saúde mental da gestão Custódio estava fazendo  no tal palanque? Não é presidente do PV (partido dele), não se elegeu, e nem sequer é suplente. Mas estava lá do ladinho de Antônio Jorge.

Agora Bruno se comprometeu  em não chamar para compor seu primeiro escalão pessoas da atual gestão, mas não se referiu sobre nada do segundo escalão. E algumas pessoas já colocam no debate que pode vir repetir de duas a três pessoas. Ora, se Bruno falou que não “repetirá secretários” então a repetição será aonde?

Tenho motivos de sobra para não gostar dessa pessoa (coordenador de saúde mental), falou a mim, enquanto estagiária que foi apresentar um projeto num centro de atenção psicossocial, que enfermagem só servia para dar remédio e limpar bunda de paciente. Foi contra projeto envolvendo estagiários de enfermagem. Quando fui lançar meu livro falou que eu não tinha competência pois era enfermeira e já tinha feito tratamento para depressão.

É um coordenador que permite um usuário ficar num  CAPS por mais de dez anos, aliás um não, vários.  Que fecha um hospital, de forma correta, mas não está nem ai como ficará o funcionário, levando os pacientes para outro hospital sem fazer a socialização, uma adaptação dos mesmos no novo ambiente.

Um coordenador que  não houve o familiar,  não está nem ai para eles. Que faz uso do seu cargo para fazer campanha política.

Bom, do secretário de saúde já falei o suficiente, mas o que esperar de alguém que fala que apóia um candidato da coligação que seu partido participa, e durante toda a campanha  vai em campanha, festa de aniversário de esposa do candidato de um partido que nem da coligação é? E diga-se de passagem  é o coordenador de saúde mental?

Difícil acreditar que não há um acordo por ai. Mas somente o próprio Bruno para garantir que não, já que a equipe é fraca, falamos com eles e não nos responde ou são evasivos. Além disso, depois que teci critica a eles me excluíram dos espaços para isso. E estão de birrinha.
Mas como falei nas redes sociais, meu voto é um, em meio a milhares. Não fará diferença, talvez nem mesmo de familiares que possuem esse mesmo receio que eu,  e de pacientes rejeitados e excluídos pelos serviços substitutivos de saúde mental, por não terem QI, ou com potencial de produção. Agora se saúde mental não é importante. Talvez apoios e acordos sejam.

P. s 1: o  presidente do PV é o  Sidnei Scalioni, e o primeiro suplente o Mauro Condé

P.s 2: Eu posso mudar meu voto, e votar no Bruno, desde que ele se pronuncie a respeito dos voluntários se ele é ou não  ciente, do que fizeram. E sobre a continuidade ou não do segundo escalão.

Pronunciamento Bruno

Bem embora eu espere, e isso é muito positivo já, um pronunciamento de Bruno acerca das questões supracitadas, eu acredito que isso não ocorra:

1)      A equipe fez um cordão de isolamento ao candidato que se tornou inacessível, e a popularidade dele, a singularidade, abriu espaço para uma elitização;

2)      A elitização se caracteriza, não pelos apoios somados a ele, mas pela própria campanha que distanciou-se do que ele realmente é. Ele desmarcou uma reunião com voluntários da campanha dele, para se reunir com dissidentes do PT, ou seja, articulações políticas  foram mais importantes. Isto no primeiro turno, agora no segundo,  deixou de ir  em um debate no sindicato dos médicos, com n funcionários públicos lá, para ir a um encontro político de apoios, mais uma vez a articulação política em detrimento do povo. Não me esquecendo do dia dos professores #GRAVE!

A pergunta que fiz por ocasião da ameaça de morte que já postei aqui que ocorreu no Facebook a uma pessoa: A equipe responde por ela? Bruno tem controle de tudo ou está delegando essas questões e os furos são da equipe e não dele?

Pensar o que? Acreditar em que? Isso somente ELE pode responder à população e não poderá ser por meio de equipe alguma.


________________________________________________________________________


Abaixo fotos e prints do que relatei acima sobre o coordenador de saúde mental e o secretário estadual de saúde retirado do facebook. TECLE EM CIMA DA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LAS














Nenhum comentário: