Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Pestana em 45 segundos



Infelizmente não consigo bater a marca de tempo do vídeo para escrever este texto, e tão pouco fazer um texto   que possa ser lido também neste mesmo tempo. Assim com um gasto maior de tempo para escrevê-lo e para  ler, gostaria que o vídeo tivesse mais tempo também.

Da forma que foi editado (cortado no inicio e no fim)  mostra que a intenção não foi divulgar o comício, mas  utilizar parte de uma falar de forma a desvirtuar o discurso como um todo. Ou como o próprio deputado colocou  em seu twitter: inverter o raciocínio dele.

A própria imagem do vídeo mostra que não foi uma empresa especializada que o fez, parece que foi feito na “surdina”, de forma amadora. Pois há um objeto que corta a imagem, mas que não impede de perceber esses detalhes, e nem compromete tanto a qualidade. Para o objetivo ao qual foi feito atendeu bem.

O vídeo está sendo divulgado nas redes sociais  de forma a enfatizar que o deputado Marcus  Pestana incentiva a  venda de votos. Mas se analisarmos o vídeo com cuidado percebemos que há ai uma manipulação de opinião:

O vídeo começa e a primeira frase dita por Pestana é: “não venda sua consciência”. Ora como uma pessoa que fala isso pode incentivar a venda de votos? No entanto, mais adiante, ele diz que o país está cansado de “distorções promovidas às vezes pelo poder econômico nas eleições... Se tiver apertado até pega o dinheiro e vota, mas não é bom não ...    e vota  no Raul”

A primeira parte, ele se refere ao Mensalão, que está em julgamento no STF.  Porém é na segunda parte que o pessoal coloca que ele incentiva o voto, e de certa forma não é errado pensar isso não. Pois da forma que é apresentada e enfatizada realmente dá a entender isso.

Porém devemos lembrar  que ele está em um comício. No qual há pessoas intelectualizadas e outras não. Pestana é  o que chamamos de  ‘macaco velho” na política. Sabe muito bem, e por mais que sejamos utópicos a venda de votos está longe de acabar. Mas ele faz uma grande sacada para coibir a prática, e que ele enfatiza depois. Veja em outras palavras: pega a grana, que você está precisando, e ao invés de votar nele, sacaneie, vote no outro, ele perceberá que não adianta comprar voto.

Porém a grande sacada do vídeo, melhor dizendo, do discurso não está sendo explorada pela oposição.  Pestana, com todo seu conteúdo político,  um autêntico social democrata, não iria deixar de dar uma aula de estratégia política, arrebentou no discurso que fez, deixou a mensagem dele muito clara e arrebentou mais ainda na expressão “ inverter meu raciocínio”.


Bom aos interessados sobre a mensagem do Pestana, falarei num outro post após o resultado final das eleições em Pequeri. Local onde ocorreu o comício no qual o Pestana discursa no vídeo.




_______________________________________________________________________

momento descontração:

Enquanto escrevia o texto  ouvia uma rádio que colocou uma música ao vivo de Ivete Sangalo, e no meio a cantora perguntava "oh maluquete diz de quem você é tiete"..

eu respondi cá comigo: eu sou tiete do pestana e do Zé Laerte. Gente para mexer com esses dois tem de ser muito bom. Os caras são feras... Sou tiete, não nego, posso até vir a me decepcionar um dia... por enquanto nada que  me fizesse decepcionar, aprendo muito com os dois ( e com outros, mas aqui citei os dois).

Nenhum comentário: