Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

#TwitcamCustodiofail ou seria #respostatwitcamcustodiofail ?


Confesso que depois de muitos anos encontrei dificuldades para começar a escrever um texto. Este no caso. Eu sempre tenho dificuldades para terminar, parece que me baixa um Rubem Fonseca e os finais acabam em verdadeiros vácuos. Mas não sei se baixo o Robin Cook em mim e começo pelo final, ou por onde.

Minha perplexidade é tamanha, que fico sem palavras para tentar reduzir em poucas linhas a situação que envolve a Twitcam do candidato à prefeitura de Juiz de Fora pelo PSDB – Custódio Mattos. Assim peço desculpas se eu me prolongar muito.

Há mais de duas semanas foi divulgado no grupo Juiz de Fora que o supracitado iria fazer uma Twitcam, uma inovação nas eleições deste ano, e seria o primeiro a realizar. Sem muitas informações a divulgação apenas com um link, data e horário. Diga-se de passagem, o militante que divulgou no Grupo JUIZ DE FORA no Facebook, se adiantou uma semana e ainda comentou que faltava uma hora apenas, sendo que o evento seria somente na semana seguinte. Visto o erro com uma colega o corrigindo publicamente, o mesmo apagou o comentário, mas não pode apagar o da colega.

Equívocos a parte chega o “grande” dia do famoso Twitcam. Ai vem a sucessão de erros, que muitos militantes  tentaram justificar insistentemente de forma antipática querendo atribuir a mim os erros:

1)      O link fornecido na divulgação não levava o eleitor/leitor ao site do twitter, mas o site de campanha do candidato.  Todos assistiriam por ali,  forçando uma presença no site. Talvez uma estratégia para aumentar número de visitantes, algo do tipo para mostrar depois os dados ao eleitorado. Ledo engano certamente eu falaria aos quatro cantos dessa manobra forçosa. Será que é relevante impressionar assim?

2)      Ao chegarmos ao site do candidato de forma forçada, deparávamos com uma tela onde passaria o vídeo (ao vivo lógico, mas é bom explicar, já que nem todos dominam  bem esse conteúdo e recursos virtuais), e acima desse espaço havia uma pequena orientação de como realizar os comentários.

3)      O site não apresenta  atualização automática, eu postei uma  mensagem e a mesma só apareceu minutos depois, assim as respostas também demoravam, algumas eu  só percebi via Facebook, e depois pelo site (depois de alguns minutos);

4)      Assim que começou o candidato ficou falando 7 minutos para ninguém, pois o áudio estava com problemas;

5)      O tempo de interação foi de apenas 30 minutos, respondeu apenas a pessoas ligadas à campanha dele (militantes da LAN45), e os demais se comprometeu em responder no dia seguinte e só o fez em parte uma semana depois;

6)      Os militantes não satisfeitos com algumas colocações minhas sobre o Twitcam , no Facebook,se rebelaram e tentaram  me culpar de  “burrice”, sendo que no  próprio tópico os mesmos mostraram as incoerências deles;

7)      Depois de esperar mais de uma semana pela minha resposta... continuo esperando.

Ora o Twitter não é tão popular quanto foi Orkut, quanto é o Facebook, alguns não sabem nem da sua existência ainda,  falar que vai fazer Twitcam e fazer um vídeo ao vivo no próprio site é mancada.  Twitcam é num site específico, no qual pode-se ver as perguntas sendo feitas na hora, e respondidas por ordem que são feitas. O estranho era que o site orientava de como fazer comentário e as perguntas deveriam ser enviadas pelo Twitter... A militância ainda quis me culpar de não saber onde fazer o que. Quando se faz twitcam  as perguntas são feitas onde está o vídeo. E geralmente isso acontece no site http://twitcam.com. E a cada “abertura de webcam” cria-se um link exclusivo. E o vídeo não estava no twitter, estava no site do candidato.

Depois de sete minutos de vídeo sem áudio, conseguiram reverter o problema e as perguntas eram respondidas... conforme dito anteriormente,m preferencialmente dos militantes da lan45. Sinceramente eu me retirei e reclamei que somente pergunta deles estavam sendo respondidas. E olha que já entrei no site postando o comentário, para não  deixar de ser respondida. Mas as perguntas eram no twitter... Olha que confusão!


Como um militante colocou que eu era a equivocada da história, e não eles que manipularam (afinal eles nunca erram, nunca estão errados, o povo que está,  aqueles que eles precisam dos votos que estão errados) voltei ao site, fiquei fora uns cinco minutos, e ai que veio a atualização à minha pergunta: pergunte pelo twitter. Agora pensem em uma pessoa com conexão 3 g com uma velocidade considerável, mas em Juiz de Fora, com twitter e um site pesado como é o do PSDB Juiz de Fora nessa campanha, abertos para participar dessa “inovação” (fail).

Retornando descobri que o twitcam já tinha acabado! Apenas 30 minutos?????? Não, uma pessoa  abriu fogo no facebook dizendo que foram mais de 40 minutos, minutos depois outra afirmou ter sido apenas 30.
Trinta minutos de perguntas certas, respostas prontas, falha no áudio,  confusão de onde perguntar, e onde a maioria eram mesmo deles, e intimidação dos demais como fazem não por subestimação, mas por  “encheção de saco” mesmo .

Mas minha pergunta estava lá, e aguardei pacientemente, sem postar nada a respeito, para não influenciar, a resposta;. Bem continuo esperando a resposta, pois o que vi no site não corresponde ao que perguntei, pois o que ele me disse eu já sabia, sou profissional da área e estou ciente do que ele fez, tanto que relatei na própria pergunta que investimentos foram feitos.

Minha pergunta era de futuro, e não de passado, não sou museu para viver de passado, e nenhuma gestão municipal deve o ser.  Foram feitos investimentos, e problemas ainda são percebidos, e muitos... Assinam convenio com comunidades terapêuticas que nem psiquiatra ou médicos têm 24 horas, tão pouco enfermeiro, como podem querer recuperar alguém com um projeto falho? E sobre a descaracterização dos CAPS? E sobre os outros investimentos? E ai?

E ai? VACUOOOOOOOOOO



Infelizmente o candidato, e sua equipe, quer sejam coordenadores, especialistas e militantes são incapazes de responder a uma pergunta  de forma direta, apenas referenciando-se ao passado. E o que vejo e percebo, embora há muitos investimentos, não me convence em ganhar meu voto  diante de tantas coisas erradas...

p.s: meu voto ainda está em aberto!



Nenhum comentário: