Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 8 de setembro de 2012

Pseudo lan13


Se os Sociais Democratas inovaram essas eleições em Juiz de Fora com a Lan45, o Partido dos Trabalhadores conseguiu se estruturar melhor sem muita inovação. Algumas coisas diferenciam os dois partidos no quesito campanha digital, as quais vão além da estrutura física. Por isso digo pseudo lan13, mas possuem uma equipe atuante para a campanha digital, o que não é errado.

O PT conseguiu se organizar com certa antecipação. Montou uma equipe, tem blogs de apoio, e conseguiram conquistar fãs voluntários que ajudam a equipe a divulgar o material elaborado para a campanha digital. Porém essa vantagem não os deixam em uma posição de perfeição, ao contrário. Não conseguiram a utilizar em próprio benefício. Isso se traduz nas imagens com mensagens equivocadas, ameaças, ridicularização de pessoas, ataques gratuitos, plágio e outras situações já descritas aqui no blog nos últimos dias.

Em outras palavras, a pseudo lan13 atua de forma bem coerente, não participam apenas de tópicos deles, conseguem atuar de forma uniforme em várias redes, não só se centrando em uma. Entretanto, isto não representa qualidade, visto que atacam gratuitamente, abrem espaço para isso em detrimento de apresentar  propostas, convencer o eleitor, e quando o fazem postam mensagens enganosas (por exemplo sobre a informatização do atendimento no SUS).

Outra vantagem que abrem em comparação aos demais partidos, em especial o PSDB, é com relação à imprensa local, que vem de forma estranhamento coincidente trabalhando as mesmas questões apresentadas pelos petistas de plantão. No dia 02 de agosto um blog de apoio do partido publicou um artigo sobre atropelamentos na cidade, dia 08 de agosto saiu na imprensa local publicou sobre o assunto, com detalhes de informações que não se conseguiria fazer levantamento em seis dias.  Depois nas redes sociais questionaram sobre como a candidata do PT iria lidar com as terceirizações, dois dias depois um jornal local de grande circulação publicou exatamente sobre o mesmo assunto, mas respondendo aos questionamentos. Outros temas foram trabalhados e dias depois, em curto espaço de tempo, mostrando que a imprensa não está muito com a atual gestão não. E outros temas são fortes candidatos para serem trabalhados por ai como  alimentos e agrotóxicos, agricultura familiar; mobilidade, planejamento  e desenvolvimento urbano.

Conforme falei anteriormente essa questão da imprensa aliada, não se trata de uma verdade absoluta, é apenas uma observação que fiz, pode ser apenas coincidência, como pode não ser.

Assim os outros partidos não têm apenas que correr para se organizarem e melhorarem sua atuação na rede, mas articularem-se de forma a diminuir esse diferencial de não ter a imprensa como aliada, como percebemos. E isso infelizmente pode não acontecer para essa eleição, quem sabe nas posteriores, fica o aprendizado.

Por parte do PT é possível afirmar que conhecem o caminho, mas não estão sabendo andar. 


________________________________

p.s: esse texto não é uma denúncia, como nenhum outro até então seja denúncia, apenas atende ao requisito principal do blog, que por sua vez coincide com o título do mesmo. Apenas posto minhas reflexões, de forma a colaborar com reflexões dos visitantes deste espaço, para que eles  busquem seus próprios "achismos".

Nenhum comentário: