Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Lan45




Lan45 é o espaço criado pelo PSDB Juiz de Fora, em seu comitê central, com intuito de oferecer  condições de interessados em obter informações sobre a campanha do então candidato Custódio Mattos e ainda oferecer  instrumentos para que pessoas que quisessem colaborar com a campanha virtual.

Nas redes sociais a repercussão da LAN45 foi variada. Uns se assustaram e recuaram até conhecerem como o local iria funcionar, outros já partiram para o ataque e já desqualificaram a iniciativa. Isso gerou uma série de alcunha como QG tucano, fábrica de tucanos, mas eu diria que é sinônimo de fábrica de incompetência digital.

Acho que não surpreendeu ninguém o funcionamento, até porque logo no primeiro dia pudemos ver como seria a estratégia de  trabalho, e embora  não curta as adjetivações, acho que nesse quesito QG caiu como uma luva. Não no sentido que quiseram dar (de local de confabulações, de  treinamentos etc), porém no sentido de  militarismo, de um dando as ordem e os outros repetindo sem precisar pensar muito ou estudar.

E isso pode  ser observado nas próprias redes sociais, afinal os militantes da lan45 são facilmente identificados: não debatem quase nada, quando o fazem respondem igualmente ao candidato, as vezes com as mesmas palavras utilizadas no site de campanha, nos links da prefeitura; geralmente estão com uma tarja azul com o nome do candidato e número do partido no avatar, só curtem e comentam tópicos que eles criam; postam compulsivamente a mesma coisa em vários locais (esquecem que na maioria dos grupos  estão as mesmas pessoas); demoram para responder,  as vezes respondem textos enormes em curto espaço de tempo comprovando que copiaram. E quando acuados correm ou começam a atacar como feras famintas, mas os ataques passam a ser pessoais.

Outro dia uma pessoa me perguntou se essas pessoas são pagas. Sinceramente não sei. Tenho minhas dúvidas, e refletimos a respeito. Com tamanha rejeição que o candidato tem,  se arriscar assim a troco de nada é demais. São várias pessoas o dia inteiro postando coisas nas redes sociais, principalmente Facebook.  Será que uma pessoa voluntária iria se prestar ao papel de ficar somente reproduzindo o que eles (equipe de campanha) querem?  Será que ficariam horas, por vários dias, a disposição de um candidato a troco de absolutamente nada? Sabemos que muitos estão na lan45 pelas respostas demoradas que são obvias e respondem com testamentos prontos de alguém que entende muito mais de pesquisa  do que eles. Por outro lado alguém que paga, não exigiria uma postura, certo conhecimento, sim porque estão lendo o que estão escrevendo (além dos textos prontos, quando acontece), inclusive cometendo crimes (fazem citação sem dizer a fonte, difamam, ameaçam, etc.)...

Meio inexplicável, seria o poder a todo custo ou a ignorância para ter alguma chance?

Para ilustrar o que disse acima, além do que já postei anteriormente no blog, destaco duas situações  ocorridas hoje, no Facebook.

A primeira uma menina da LAN45  fez uma publicação no grupo JUIZ DE FORA, como hoje é  feriado fiquei na dúvida se a lan estaria  funcionando, então  fiz uma pergunta  para verificar que a lan estaria funcionando. Ela expôs um texto comentando de uma pesquisa eleitoral, e citou a sondagem espontânea, solicitei que ela explicasse a diferença entre  pesquisa registrada   e sondagem espontânea. A resposta seria simples: pesquisa é pesquisa, e sondagem é sondagem... Qualquer pessoa sem armas eleitoreiras responderia assim, o máximo que complementaria seria: uma é uma metodologia da outra, ou uma faz parte da outra. Mas ao contrário, após   alguns bons  minutos a mesma veio me responder com um testamento e iniciando assim: “Vc quis dizer entre Sondagem Espontânea e Pesquisa estimulada...”


Certamente ela esperou alguém responder para ela, copiou e colou, e isso é reforçado quando comparamos essa forma de escrever com as demais respostas da moça, que  não costuma acentuar todas as palavras nas respostas, diferente das respostas prontas que ela apresentou.

Isso não significa dizer que ela estava na Lan45, mas independente disto, se estão on line sempre há alguém para ajudar, mas uma ajuda não muito substancial, pois fica muito claro que o pessoal não está preparado, estão adestrados.

A outra situação, mostra que o pessoal que trabalha na lan45 , seja voluntariamente ou recebendo por isso, não estão nem um pouco preocupados com a campanha, apenas realizam o que precisam. Reproduzem o que pedem sem ao menos estudar sobre o assunto. E isso mostra que os coordenadores de campanha também não estão atentos AA dinâmica da rede, apenas  ao próprio umbigo.

Uma pessoa divulgou em vários grupos a notícia que uma moradora de Juiz de Fora, solicitou ao então candidato psdbista ajuda  para uma mobilização que ocorreria em Juiz de Fora no dia  19 para  a aprovação da PL 1631/11 que irá implantar Políticas Públicas em favor das pessoas com Transtorno do Espectro Autista no Brasil.  A divulgação do pedido de ajuda foi publicado hoje, três dias depois da PL ser aprovada e o evento desmarcado e amplamente divulgado pela internet.  Pior do que informação passada é a militante justificar que se sensibiliza pela causa e acha importante esse tipo de divulgação.

Essa é uma prática comum dos militantes da lan45 não aceitar o erro,  não concordar com nada contrário, e ficar eternamente justificando que nunca estão errados é uma maneira antipática de se fazer campanha.

A proposta é excelente, porém na prática está um caos a lan45 mostrando apenas que ninguém se agregou verdadeiramente à campanha e iniciativa. Talvez se as pessoas realmente conhecessem  o candidato, o trabalho que ele realizou, e tivessem melhor conhecimento dos instrumentos e potencialidades das redes sociais, talvez realmente mesmo sem “fãs” conquistados a lan45 tivesse algum sucesso, e representasse realmente um diferencial nessa campanha. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Sim, eles são pagos para isso. Sei porque um amigo meu faz parte disso e me disse. Lamentável,