Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 1 de setembro de 2012

Para não falar que não falei de... Bruno

Dias atrás fui sondada por uma pessoa se eu não tinha interesse de participar de uma reunião sobre militância, etc, pessoas interessadas a ajudar na campanha do então candidato Bruno Siqueira.

Não tenho problemas alguma em ir ajudar, quem quer que seja, isso não compromete a escolha do meu voto, e como cidadã, consciente, penso que qualquer que seja o candidato, e quem se eleger eu  devo colaborar. Não é porque não votei em quem ganhar que eu não deva participar, debater, etc.

Confesso que na hora não parei para avaliar, até porque sempre achei que o candidato do PMDB de Juiz de Fora, tem uma militância muito fraca, não falo somente em espaço digital, estive na inauguração do comitê central, em algumas reuniões, e pude perceber essa fragilidade, que não é exclusividade dele, mas aqui estou falando em especial deste candidato.

Mas ai por motivos maiores a reunião foi adiada, e depois adiada novamente, a primeira vez não havia divulgação da mesma na internet, mas após ser adiada,  estranhei  fato de “abrirem” um grupo no Facebook de voluntários do Bruno Siqueira.

A primeira vista é normal abrir um grupo, mas há poucos dias do pleito,  buscar voluntários, logo quando todos estão percebendo a escassez e, por vezes precariedade, da militância, realmente foi um tiro no pé, mostrou onde está uma das maiores fragilidades do candidato, talvez ao invés de ajudar, o prejudicou, intensificaram  os ataques ao candidato. E o ataque mais preciso foi a criação do perfil facebúquico  “Trolagem Eleitoral”[1], criado exatamente um dia após a criação do grupo Voluntários 15.


Depois da criação do perfil,  percebi que a reunião não seria de um grupo limitado para estarem coordenando uma militância, treinando, direcionando etc. Mas um grupo aberto de todos que pudessem colaborar de alguma forma. Isso deu mais certeza aos adversários da fragilidade, fazendo com que pudessem apertar o cerco nos ataques, pois não teria, e não tem muito, quem defenda. Não rebatendo ataques ou justificando, mas contextualizando as situações de ataques apresentadas.

Marcaram nova reunião, e criaram inclusive um evento, e ainda incentivavam convidarmos amigos para levar a reunião. Ora com grupo já limitado de pessoas é difícil o controle, imagine sem sabermos o número correto? Sem contar que abre margem para as verdadeiras trolagens eleitorais, nãos as de criação de perfil de forma amadora, mas de espiões, de pessoas infiltradas de outros partidos, para armações, etc. Infelizmente a ética eleitoral do país não é lá grandes coisas.

No entanto, novamente a reunião foi adiada pela segunda vez, sob escopo que pessoas que iriam pediram  o adiamento. O estranho é que nem no evento criado para o encontro dos amigos, nem nos grupos ligados ao candidato havia nada  sobre pessoas pedindo para mudar a data do encontro “dos amigos”, e essa foi a justificativa utilizada, conforme mostra a figura  ao lado. Foi questionado inclusive por uma pessoa, que  quem solicitou a mudança não era amigo do Bruno pois mudar a data do dia primeiro, para o dia 08 de setembro, era  estranho, já que dia 07 é feriado, e muita gente acaba viajando, etc.


Só que uma notícia no dia primeiro de setembro contradiz toda a justificativa dada sobre pedidos de mudança. Os 35 dissidentes do Partido dos Trabalhadores de Juiz de Fora, já citados aqui em post passado,  se reuniram na manhã deste sábado com o candidato bruno Siqueira para darem apoio ao mesmo, já que declararam que não apoiarão  Margarida Salomão nestas eleições por questões ideológicas.

Pois bem, o grupo tem o direito de   protestarem da forma  que  quiserem, e de acordo com a ideologia deles. Isto é inexorável. O que ficou ruim na história foi essa história  da reunião ser adiada e esse encontro agora. Ora as pessoas não têm o mínimo tato na Internet, se são convidadas para um grupo, e não gostam de terem sido chamadas, entram no mural e rasgam o verbo,  se sente-se ofendido com alguma publicação idem, gostam de divulgar tudo, até a hora que vão ao banheiro ( alguns já tiram até foto no banheiro e postam) não iri8am reclamar do dia em público? Os candidatos também possuem uma agenda,  e tentam não mudar para não gerar transtornos na imprensa, ou ainda para não passar uma imagem ruim... E de repente um grupo consegue uma “vaguinha’ na agenda para se reunir?

Desculpem, mas é querer chamar as pessoas de idiotas! É obvio que o encontro foi desmarcado para  receber os candidatos do PT. Queriam fazer surpresa, esperar o que sairia do encontro com os dissidentes,  por estratégia, ou estudar como a sociedade receberia essa  situação. Tudo bem entendo,  porém justificar que pessoas pediram o adiamento foi jocoso, poderiam utilizar outra desculpa, reunião de assuntos de campanha, partidários, etc. Afinal quem é amigo não iria se importar com um simples adiamento, não é?




[1]  O Perfil Trolagem Eleitoral é dito como fake, uma vez que é um perfil falso, sem apresentar um responsável, pessoa física ou jurídica responsável pelo mesmo. Porém se o observarmos, conseguimos  imaginar de onde vem. Mas isso ficará para um próximo post

Nenhum comentário: