Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Panfletos, postagens e reportagens


Ânimos exaltados e  artilharia em posição esse é o cenário que observamos há menos de dez dias do pleito eleitoral.   Uma pesquisa que apontou  um empate técnico pode ter sido  o motivo que levou  militantes, simpatizantes, cabo eleitorais e  candidatos se confrontarem  de forma mais acirrada.

No dia vinte e cindo recebi aqui no blog um comentário dizendo que possivelmente um jornal de grande circulação iria publicar  uma reportagem  sobre o processo que envolve o nome de Margarida Salomão. Algo que eu já tinha feito aqui no blog, também. Além disso, no próprio dia 25, fui procurada por uma pessoa  da parte de Jorge Baldi que me ofereceu e autorizou publicar na ÍNTEGRA a carta resposta dele sobre o respectivo processo, que o envolve também.

Por motivos desconhecidos a matéria não foi publicada, e nesse mesmo dia aparece a primeira pessoa on line falando de um panfleto que estava sendo distribuído  nas ruas  falando  sobre o respectivo processo. Mais uma vez nada foi dito pelo PT na rede. Eis que dia 27 de setembro Juiz de Fora amanhece com a publicação no Jornal Tribuna de Minas e mais tarde militantes e pessoas  simpatizantes do PT começam a discursar sobre  o panfleto e a queixa junto a Polícia Federal.

De forma coincidente ou não o tema do processo  perdeu a notoriedade para o caso  do panfleto.. Agora começa a caça às bruxas, digo aos criminosos. O curioso é que um militante do partido postou um pequeno texto sobre o assunto sem ter a prova de nada! Solicitei, por curiosidade, a cópia do panfleto e o mesmo disse que não tinha somente a PF.

No  dia seguinte, no caso hoje, o jornal Tribunade Minas publica sobre o assunto e  utiliza o mesmo termo, pouco usado corriqueiramente, que o militante usou para relatar o fato:  panfleto apócrifos.

Quantos de nós já lemos o termo em redes sociais? Em jornais, revistas? Não é tão usual, vamos ser racionais.

Eu mesma já apontei aqui minhas inquietações, achismos sobre  a defesa do respectivo jornal para com Margarida Salomão. Matérias publicadas  em blog de apoio do partido e dias depois no respectivo jornal de forma a  criticar as ações realizadas pelo então candidato à reeleição

Agora,  dizer que por causa de uma reportagem ele não a apóia, ou defende é meio jocoso. Embora façam essa defesa, precisam  apresentar os fatos, os jornais  não poderiam se ausentar dessa  matéria, que já corria as redes sociais.

Por isso que, particularmente, acho irônico a candidata lamentar a postura do Jornal, falando que estão evidenciando o caso dela e não dos demais. Só que o jornal já publicou várias vezes sobre os antigos processos (que ainda estão em curso) do candidato social democrata. Assim como o que envolve o pai do candidato Bruno Siqueira.

A candidata ainda foi infeliz em seu esclarecimento publicado no site de campanha (que sai do ar após as eleições) ao apontar os processos dos demais. Aponta três ações civis contra Custódio e ainda um processo criminal. Coloca os números mas não esclarece (tal como o jornal fez) do que se trata, os interessados que vá em busca, afinal, poucos entendem. Mas  existe na verdade quatro ações civis contra o  candidato a reeleição, citando-o diretamente, e seis citando o município. O processo criminal está relacionado à saúde. Pois envolve também o nome da então secretária de saúde. E ainda está em curso. 

Por parte de Bruno a mesma coisa, ela cita dois processos, um por dano moral, que envolve uma jovem, ou seja, não é dano ao erário e sim a uma pessoa física.  O outro que ela cita  envolve não só Bruno Siqueira, mas todos  os vereadores da época que foi feita a queixa, inclusive Flávio Cheker, que é candidato a vereador mais uma vez. Cheker é uma pessoa que admiro muito,  tem uma postura ética, é exemplar, é admirado por  vários colegas, inclusive da oposição.

Mas apontar o dedo e criar pulga atrás da orelha das pessoas, é bem mais fácil do que  apenas se explicar sem precisar   lançar mão de ataques a outrem , na tentativa de desviar o foco.

Lamentável não é a postura do jornal, mas  os ataques, essa dissimulação que assola a campanha política de Juiz de Fora por todo os lados.
________________________________________________________________________

Para consultar tais processos, basta entrar no site do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e  pesquisar por parte,  marque a comarca de Juiz de Fora (0145) e  depois digite o nome completo das partes: Bruno de Freitas Siqueira e Custódio Antônio de Mattos
_________________________________________________________________________________
Vale acrescentar aqui que agora militantes, defensores, cabos eleitorais e simpatizantes do partido dos Trabalhadores, pedem direito de resposta ao jornal. Uma entrevista com a candidata ás vésperas das eleições.

A mim isso parece sim jogada, estratégia. O jornal  parece ter uma tendência a defender a candidata, a dar privilégios como foi o caso das terceirizações. Aos demais candidatos apresentam temas que podem prejudicá-los, como hoje ao jornal apresenta uma sobre Bruno falando que o contorno ferroviário é impossível em 4 anos.

Por outro lado o jornal não poderia se ausentar de apresentar sobre o processo que envolve a candidata. Da mesma forma que fizeram perguntas a Jorge Baldi fizeram a ela,  e a mesma respondeu por meio da assessoria jurídica, conforme reportagem, então porque direito de resposta?

Pois bem levanto aqui a campanha  se entrevistar a candidata deverá entrevistar a TODOS os demais candidatos... E que o PT abra espaço no próprio site para direito de resposta dos candidatos apontados por ela no site de campanha nos seus esclarecimentos pelo fato.
_________________________________________________________________________________

Um dos números indicados pela então candidata do PT, no site de campanha em seus esclarecimentos, apresenta um número de um processo penal de custódio, porém na busca dá erro de dígito, mas consegue-se chegar ao mesmo por busca das partes e selecionando criminal. 
__________________________________________________________________________
Diante de tamanha repercussão, por que o jornal tirou da primeira página do caderno de eleições, a reportagem sobre  o processo?






______________________________________________________________________
Durante as pesquisas sobre o assunto junto ao TJMG encontrei outro fato curioso.
Como pode uma pessoa que entra com um processo contra uma administração depois fazer campanha pela mesma?  








Nenhum comentário: