Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Campanha, fakes e panfletos


Não existe palavras que possam denominar  ou descrever a campanha eleitoral em Juiz de Fora, as pessoas estão perdendo totalmente a noção das coisas. O bom senso parece que ficou no século vinte. É no mínimo indecente o que fazem.

Outro dia quando acessei o grupo de discussão JUIZ DE FORA no Facebook, me surpreendi com o spam feito por um  perfil chamado “Margarida Selvagem”, logicamente tratava-se de um fake, que foi imediatamente expulso e postagens apagadas. As mesmas  eram criticas contra a então candidata do PT.

Porém na Internet nada é anônimo, nem mesmo as pesquisas que fazemos e o site que  visitamos. E, na maioria das vezes nem é preciso IP (endereço de conexão) para se saber a origem das coisas.  E o exemplo do caso supracitado: o perfil fake era adicionado aos grupos por uma pessoa que defende o candidato Bruno Siqueira (não sei informar se faz parte da campanha de forma direta, se é voluntário ou apenas simpatizante); as imagens compartilhadas pelo perfil eram também compartilhadas por esse mesmo  perfil que o adicionava em outros grupos; além disso o estilo de “confecção” das imagens eram do mesmo estilo e qualidade utilizada por esse perfil apoiador de Bruno.

Não há muita dúvida dúvida quanto a “origem” do fake, e das postagens. E isso não foi somente eu quem  chegou a  essa conclusão, em vários outros espaços perceberam. Porém uma postagem se destacou diante de todas as outras. A mesma tratava de forma parcial e equivocada sobre o processo que envolve o nome da candidata do PT Margarida Salomão junto à Justiça Federal.

A mim me soou extremamente estranho, pois recebi um arquivo contendo um print de uma postagem do perfil Margarida Selvagem, no comentário um link do meu blog, e na imagem o nome “INQUIETAÇÕES”, coincidentemente o nome do meu blog, que por sua vez foi um dos primeiro a apresentar sobre o tema, não de forma a acusar a candidata, mas explicando  do que se trata o  processo ( o que é improbidade e dano ao erário, quais as sanções, qual situação  cai na lei da ficha limpa e qual não cai, implicações eleitorais), e abrindo espaço para que Jorge Baldi  apresentasse seus esclarecimentos dos fatos.

Inclusive utilizaram  fonte parecida com a inscrição do meu blog para colocar na imagem. Logicamente isso  não tem como solicitar  autorização, afinal, inquietações todos podem ter, e nem se pode  patentear tal inscrição. Apenas o domínio, mas como o domínio do meu blog é o meu nome, e “inquietações” apenas o título para descrever sobre o que escrevo, não há porque  registrar. Porém não há dúvidas de que foi colocado na imagem contra a candidata de má fé.

Poderiam ter usado “bomba”,  indignação, ou outro termo que  tivesse mais sentido para o que queriam expor. Mas não, referiram Inquietações... Por que será? Pior usando fonte bem parecida...

Isso não seria nada demais se tivesse acontecido apenas isso, mas de forma dissimulada,  mesquinha, uma pessoa  utilizou a imagem e mandou confeccionar panfletos com a mesma, tento inclusive a inscrição “INQUIETAÇÕES” igual a imagem compartilhada na internet. Não se pode afirmar que seja a mesma pessoa. É uma possibilidade? Sim, mas não se pode afirmar com precisão. (segundo informações de uma pessoa que recebeu o panfleto o mesmo é igual a foto ao lado só que preto e branco).

Na campanha política de Juiz de Fora está valendo tudo, mudar material de campanha de local para prejudicar candidatos, estragar material pichando ou destruindo gratuitamente. Então não ficaria nada indignada   se viesse a descobrir que  pessoas má intencionadas  pudessem utilizar de um material  da internet para prejudicar outros, assim como não duvido que a própria pessoa que fez a imagem para Internet possa a vir fazer o mesmo em impresso.

O fato é que agora a polícia está investigando a pedido (ou por denuncia) da candidata que se sente prejudicada., e tomara que realmente o culpado apareça. Pois quando eu quero falar algo a alguém eu não preciso me esconder atrás de fakes, eu falo como falei em reunião junto ao PSDB, como fui à mobilização contra aumento do salário dos vereadores, e cansei de falar em várias audiências públicas e outros encontros, e como falo na Internet.

__________________________
P.s1: Não afirmo que tenha sido a mesma pessoa que fez a imagem para internet, a que distribuiu ou tenha feito os panfletos, apenas coloco como possibilidade. Assim como a criação dos perfis, por engenharia social, muito se leva a crer que seja uma determinada pessoa, mas  as mentes perversas pode fazer com que outras pessoas criem situações para acusar uma pessoa.




P.s2: não afirmo que o candidato Bruno Siqueira tenha algo a ver, assim como qualquer outro candidato.

P.s3: uma mesma pessoa fez o fake Margarida selvagem e Tuca Bicudo, veja  prints abaixo. Percebam que o tipo de imagem é da mesma qualidade, utilizado as mesmas cores e ainda postado do próprio perfil e não compartilhada!










Nenhum comentário: