Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Universo fake eleitoral




Essa semana minhas observações se voltaram aos fakes ( perfis falsos usados em redes sociais para ocultar a identidade real de uma pessoa). Geralmente os fakes são criados com intuito de interagir, dizer as ditas “verdades”, ameaçar, debochar, dentre outras atividades, porém existem aqueles criados apenas para espiar, no melhor estilo Big Brother Brasil.

No período eleitoral, pelo menos em Juiz de Fora, eles pipocaram em todos os cantos  das redes sociais, ignorando a lei eleitoral que proíbe o anonimato, quer seja de opinião ou  campanha propriamente dita. Isso pode gerar multa ao candidato defendido, e à própria pessoa, que poderá ser rastreada pelo IP. Isso mesmo, o anonimato é só aparente, pois se pode rastrear de onde vem.

Embora seja uma prática ilegal, alguns simplesmente ignoram essa informação e abusam da prática, ignorando leis e confiando de que as leis brasileiras para internet são inexistentes, e o que nos respalda é falho, levando a um sentimento de impunidade, e que tudo pode. Uns fazem de forma mais escancarada, ou seja, não fazem a mínima questão de   disfarçar que são fakes. Outros, no entanto, tentam disfarçar.

Todas as redes sociais possuem  o mecanismo para denunciar fakes, spam, fraudes. Porém trata-se de um recurso pouco utilizado pelas pessoas que se incomodam com a presença de deles. Ai se insere a primeira curiosidade do universo fake eleitoral: as pessoas se incomodam, mas não expulsam do próprio perfil, ou do grupo, e, tão pouco, denunciam. E para piorar, ficam discutindo, debatendo, brigando, reclamando com os próprios anônimos. Às vezes reclamam de moderação, por exemplo, em grupos do Facebook, reclamam com administradores  de permitirem fakes, mas sem muito sucesso e fica por isso mesmo.

Ai entra uma segunda curiosidade: se o administrador não expulsa, mesmo sabendo que é prática ilegal, então, ele tem algo a ver com os fakes, ou é conivente  por beneficiar-se do que eles fazem ( por exemplo, ter um grupo cheio).

Voltando às pessoas que reclamam, ainda me intrigo com algumas perguntas: por que  ficar debatendo com algo/ alguém que por si mesmo não existe? Como a maioria dos fakes defende um mesmo candidato, no caso do PSDB, será que um partido que está querendo conquistar votos, e sendo quem são, iria se prestar a um papel desses, correndo o risco de serem multados, ridicularizados e ainda  marginalizados?

Mas não é só isso que ocorre no Universo fake eleitoral. Parece que agora há uma mania entre os mais incomodados pelos perfis falsos, trata-se de uma espécie caça aos fakes! Essa caça aos fakes não se limita em adivinhar qual perfil é falso ou não, eles ainda buscam  a origem do fake, isto é, de onde saiu a foto do avatar ( perfil) quando o mesmo não se apresenta com alguma foto de paisagem, caricatura ou foto de personalidades, pessoas conhecidas.

Agora parem e pensem o tamanho e a variedade de perfis e sites que existem na Internet, sair buscando  fotos de pessoas  desconhecidas, para saber qual o perfil de origem do respectivo fake, e sair postando em blogs,  grupos que encontrou o site (ou outro perfil) no qual foi surrupiado fotos para montar um perfil fake. Ah e quando pensarem, pensem também em pessoas esclarecidas, trabalhadoras fazendo isso, e dando desculpismo que existem ferramentas  para isso.

Ora ferramentas para isso se chama rastrear os fakes, e isso sem ser a pedido da justiça é crime! Então fica a última pergunta: será que quem acha a origem das fotos dos fakes (que utilizam foto de pessoas comuns) são sortudas, ou invadem computadores sem autorização em uma prática ilegal, ou elas mesmas que são os fakes?

Sinceramente não consigo encontrar explicação para essa necessidade de mostrar a origem do fake, se o importante é so  saber que um perfil é  falso para ser ignorado, expulso, bloqueado, denunciado, etc. E é bem simples saber se um perfil é fake ou não, apenas com um simples observar de conjuntos que caracterizam um fake.

Bom a essa altura pode o autor dos fakes deve estar lendo e morrendo de rir pelo meu equivoco, ou  reflexivo de tão óbvio que as coisas são. Mas se ele for mesmo alguém querendo ajudar,  mostra-se um ignorante em relação à rede social  e ao potencial do candidato que ajuda.

O fato é, fake é criado pela necessidade de se fazer percebido, de atenção. Enquanto tiver ibope, estarão no lucro. E aí vale o velho ditado: os incomodados que se mudem!

Nenhum comentário: