Nos últimos dias tenho observado várias pessoas comentarem sobre pesquisas eleitorais. As
maiores partes das pessoas se referem ao fato de não conhecerem ninguém que um
dia foi entrevistado ou abordado por algum pesquisador sobre eleição. Outras ,
no entanto, mantêm um discurso de incredibilidade para com as mesmas, já que
nas últimas eleições os resultados das pesquisas não se confirmaram.
Esses discursos me fizeram refletir sobre
algumas coisas. E eu sou cética demais, não saio acreditando em nada pronto.
Embora alguns justifiquem que a virada
de Custódio em cima de Margarida Salomão se deu através da compra de votos,
fato que teve testemunhas, mas nenhuma prova concreta, e no mundo em que
vivemos, podemos duvidar disso também. Não falo que A ou B sejam culpados ou
santos, mas sem provas é complicado,
pois vivemos em uma época em que a palavra tem bem pouco valor.
Filosofia à parte, vamos aos
fatos. As últimas pesquisas realizadas (vide post sobre análise de pesquisas), colocam Margarida em primeiro, Bruno em segundo e
Custódio em terceiro (candidatos à prefeitura de Juiz de Fora), com algumas
variações de intenções de voto, a colocação de cada candidato não variou. Cada
pesquisa teve abrangência de 600 pessoas entrevistadas, deduzindo que sejam pessoas distintas somando teríamos um total de 1800 pessoas.
De posse dessa informação fui
comparar com as redes sociais, em especial o Facebook, que se tornou mais
popular de todas as redes sociais. Também dei uma olhada no Twitter. E o que
encontrei destoa totalmente das pesquisas, mas em ambos quem as pesquisas
apontam como primeiro lugar, já não estava mais.
Pelo Twitter, em relação ao
número de seguidores teríamos uma amostragem de 1154 pessoas, quase duas
pesquisas juntas. Temos Bruno Siqueira com 716 seguidores, Margarida com 263 e
Custódio com 175. Sendo que os dois últimos têm apenas aproximadamente um mês
de perfil criado. Enquanto Bruno tem no mínimo 1 ano ( tempo que o sigo).
Porém no Facebook isso muda,
temos Bruno Siqueira com mais curtidas, tendo 9.068; seguido de custódio com
3.576 e em terceiro Margarida com 1.897 curtidas em sua Fan Page. Aqui não considerei
pessoas que comentaram de forma quantitativa, já que cada participação, independente
de ser da mesma pessoa ou não, é registrada. Essa consideração margarida ganha
em disparada, pelo fato de ter uma militância mais ativa em redes sociais que
os demais.
Quando consideramos grupos
destinados aos candidatos, feito por militantes ou amigos, que em seu nome
levam o nome do candidato, tem novamente a confirmação de Bruno em primeiro,
Custódio em segundo, e Margarida em Terceiro (1514, 989 ,499 respectivamente).
Lógico que temos que considerar os Fakes (pessoas que se utilizam de um perfil desconhecido ou se passando por
personalidade para postar de forma anônima). Mas nada que ultrapasse mais de
cem usuários sendo fake.
Se formos somar o número de
curtidas em Fan Page temos uma amostragem de 14.541 pessoas, já que cada perfil
só pode curtir uma vez. Este número corresponde a 8 vezes mais do que a
amostragem das pesquisas contratadas. E em relação aos grupos teríamos uma
amostragem de 3002 pessoas.
Logicamente que, conforme citamos temos que desconsiderar fakes e ainda pessoas que possam ter curtido
os três candidatos. Porém pelo que se conhece de rede social, isso não ultrapassa uns 20% dos
números encontrados.
Conversando com um cientista
político, e psicanalista eles me explicaram que a forma de abordagem de
pesquisadores influencia muito, pois
geralmente carregam fichinhas com os nomes dos candidatos e já entregam de
forma a induzir o pesquisa, o entrevista
a responder determinada coisa, outra interferência, é o local de abordagem, são entrevistas que
pegam as pessoas de surpresa, muitas vezes indo ou saindo do trabalho, em casa
com panela no fogo, as pessoas acabam respondendo o que primeiro vem a cabeça,
sem pensar muito, e acaba causando um falso resultado. Enquanto na internet com
calma é possível avaliar, e pensar de forma individualizada, ainda tem o fator
desconhecimento, o desconhecimento dos instrumentos, e a crença do anonimato
acaba por deixar as pessoas mais livres. Muitos ainda não sabem que um amigo
pode ver o que se curtiu no Facebook. Enfim, as pessoas têm mais liberdade na
Internet do que na vida real, que ainda pensam que precisam ficar presas à
opinião do outro.
Abaixo segue os exemplos do que foi dito acima, e acrescento que os prints screen foram tirados no dia 11/08/2012.
COMPLEMENTANDO: em uma última análise verifiquei que a postagem sobre a mentira do PT e as facetas do partido em Juiz de Fora, têm mais ibope do que sobre o inquérito envolvendo o nome do então candidato do PSDB.
Ps:1 retirei postagens não comentadas, uma vez que o intuito aqui não é mostrar popularidade deste blog, mas fatores numéricos que envolvem os candidatos. Verifiquem que a postagem do inquérito é de maio, e as demais 12 dias apenas.
Ps2: O tema não se esgotou sobre redes sociais x eleições, aqui dei apenas um enfoque.
Ps3: não consegui print do grupo de rejeição ao atual prefeito, que conta hoje com 44 membros, provavelmente devo ter sido banida deste grupo, os demais é porque ou faço parte ou são abertos. Porém se formos analisar em relação às pesquisas registradas, que apresentam rejeição próxima à 50% , é muita diferença, menos de mil é ainda muito pouco para o percentual apresentado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário