Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Militância I



Bom em época eleitoral algo que me chama atenção é a militância. Embora muitos digam que não liga para isso, que é irrelevante, já que a militância dos candidatos não irá administrar ou legislar com o mesmo.  

No entanto, através da militância conseguimos perceber a organização, estratégias, planejamento e ainda a capacidade de liderar equipes de um candidato, isso associado ao programa, e outras ações podem ajudar na escolha de um candidato. Parece banal, mas é extremamente importante, pois a militância nos revela muito.

Em Juiz de Fora, dois dos principais candidatos a prefeito da cidade  iniciaram suas campanhas com um certo tempo de antecedência, preparando a sua militância, organizando a mesma, quem faria o que, quem falaria o que, instruindo a mesma, principalmente juventude. Não sei se houve o mesmo processo nos outros quatro candidatos, uma vez que não vi ou li nada a respeito.

Uma boa militância,  capacitada é capaz de mudar sim a intenção de voto de uma pessoa. Que pode deixar de votar por simpatia, amizade e  tomar uma decisão consciente, o voto consciente. Porém nada em excesso é legal, não adianta querer impor uma vontade ao outro, o correto é apresentar  de forma correta para conquistar a confiança e o voto. O excesso, a imposição,  acaba marginalizando o candidato que se defende, e perdendo votos. Assim como o não apresentar o candidato e as propostas, ficar apenas no “não vote em fulano por causa disso ou daquilo”. Isto é ataque gratuito e não conquista voto, e pode inclusive prejudicar o candidato também, uma vez que se não apresenta propostas muitos podem achar que a única proposta é não deixar o outro ganhar.

Quando falo militância, não me refiro a militância partidária, falo de pessoas interessadas a colaborar com a campanha de determinado candidato. Ai inclui filiado de partidos, simpatizantes, colaboradores, etc. Dentro desse pressuposto, é possível afirmar que em Juiz de Fora uma das militâncias mais concisas é a do PT (e coligação), que vem atuando e se organizando há um tempo, bem antes do período eleitoral. Conseguem realizar um sistema de teia interessante (se espalharam em esferas social  conquistando “seguidores”) e na rede conseguem realizar o efeito cascata: um publica algo, os demais comentam, compartilham na rede, já organizados no sistema de teia.

No entanto, acho que a grande falha petista está no foco, infelizmente o foco não é compreendido por muitos e acaba confundido os menos esclarecidos do processo eleitoral, e ainda  criando um “arc” para com eles. Porém antes errar tentando, do que pecar por omissão. Acredito que é  o que acontece com os outros dois, que existe sim militância, mas não como a petista. Não consigo ainda ver a o sistema de teia, a reação em cascata, bastante pertinente e necessária para o momento, se feita de maneira correta.

Não sei por que os demais não colocaram o bloco na rua, sei que existem. Mas em alguns casos é preciso que  os da linha de frente, estejam coerentes com a campanha, não adianta ter um movimento externo e outro na rede da web. Um complementa o outro, um é continuidade do outro e não tem como desvincular. O resultado de um bom programa, um bom planejamento de campanha, com militância  é menos gastos em campanha, melhor compreensão das propostas pelos eleitores, melhor harmonia  na campanha, mais votos e vitória “limpa”!

Nenhum comentário: