Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Tsunami? Onda? Marola?




Não importa o movimento e a força do mesmo, a verdade é que o mar não está para peixe, nem mesmo para o PT que divulga a onda vermelha. Em Juiz de Fora não está bem assim. Percebe-se claramente o desanimo da militância, que estava empenhada em convencer, nem que fosse a força, a todos digerirem o PT.

Hoje a cidade recebeu  a notícia de um manifesto entregue ao PT Juiz de Fora ontem, no qual 35 pessoas assinavam o documento que  comunicava que as mesmas não iriam trabalhar para a campanha majoritária, sob escopo de não concordarem com as alianças feitas e apoios recebidos.

Embora apenas 35 pessoas tenham assinado o documento, é certo que há mais pessoas envolvidas, já que muitas pessoas filiadas não concordavam  com os rumos que o partido estava tomando, até mesmo na demora de lançar a candidatura. Porém por motivos diversos, e principalmente  por questões eleitorais, não quiseram arriscar o próprio pescoço. Com isto concluímos em definitivo que o movimento de militância não estava tão coeso assim,  há rachas e é nessas lacunas que o adversário trabalha.

Concordo com alguns que  assunto interno do partido deveria ficar dentro do partido, porém,  se expuseram os problemas do PMDB, o PT não ficaria muito distante disso. Porém pelo lado da sociedade é bom, pois rompe um paradigma quase imposto de perfeição, de única solução.

Que é o que a militância prega nas redes sociais, e quando um fato acontece com o próprio partido, todos se calam, e ai faz muitos pensarem não que estejam tramando, mas que está arquitetando qual a desculpa dar. Atacar o erro dos outros é extremamente fácil, mas reconhecer o próprio é muito difícil, pois se assim o fizer perde-se  estrutura do “tudo é belo”, “melhor opção”, “faz tudo correto”. E isso não é exclusividade do PT, falo de forma geral. Aconteceu com a militância do PSDB que se calou quando o Custódio começou a ser citado nas redes socias sobre o mensalão mineiro. Os poucos que apareciam levava a discussão para outro lado. O mesmo aconteceu com o PMDB, que nenhum militante se pronunciou a respeito do episódio envolvendo o ex-prefeito.

Para os demais partidos, inclusive os pequenos de menor representatividade até mesmo real, não é de se estranhar, mas o PT, que  parece que têm pessoas conectadas 24 horas simplesmente ignorar um fato, só porque não lhe é favorável? Nem mesmo se defender? Com exceção de um único militante, que assim que a noticia foi divulgada ele lamentou o fato de ter se tornado público o problema os deixando nas mãos dos  adversários.

Até as onze horas da manhã, de hoje, nenhum grupo no Facebook ligado ao partido, ou com maioria deles,  tinha qualquer coisa  a respeito. E a noticia  saiu  as sete horas da manhã. Sendo que no dia anterior a militância tinha sido parabenizada pela então candidata pelo partido na cidade pelo twitaço ( outro fato curioso que tratarei abaixo). Ué? Se fizeram presente  num dia e no outro pluft? Nem mesmo a própria candidata comentou nada?


O fato ocorrido, não define uma eleição, mas que dá uma mudança, isso dá, mesmo essa informação não chegando ao conhecimento de todos, os demais candidatos se souberem trabalhá-la poderá  definir em muito os votos dos indecisos. Ainda mais com a declaração que quem encabeçou toda a aliança é a candidata, deve-se pensar como a sociedade assimilará essa informação: se ela tem “pulsos fortes” ou é ditadora, autoritária, “não escuta ninguém” (afinal não escutou nem mesmo os próprios militantes do partido).


Em resumo, PT não sabe trabalhar e nem lidar com  a adversidade, a militância ainda está falha, nem tão coesa quanto eu imaginava, e nem são mais numerosos., fato que provei na pesquisa de rede social.




















PT e o twitaço

Ontem enquanto eu navegava pelos lados do Twitter, me deparei com uma mensagem da candidata pelo PT, Margarida Salomão, agradecendo a militância pelo empenho no twitaço. No site do partido, havia uma nota comentando sobre o “movimento onda vermelha”, o engraçado é que  mesmo estando entre 8 dos 10 temas principais temas mais comentados até 17 hs no município, a assessoria ( acredito que seja assessoria) preferiu “printar” comentários do que a comprovação de que foram  8 dos 10 principais assuntos. Sendo que o site de referência é o Trendsmap, que mostra as informação anteriormente citadas em tempo real...

Outra questão curiosa é que a onda vermelha teve 295 Tweets ( postagens com as tag definidas lá), e só com isso conseguiu ficar entre os 8 dos principais 10 temas  no momento do twitraço.  Sendo que a mesma tem 274 seguidores. Todos sabem que nem todos os seguidores dela participaram, pois alguns trabalham, outros não ficaram sabendo, etc. E mensagens   repetidas contam. Então mesmo com uma internet ruim é possível várias mensagens em um minuto. Isso é demasiadamente fácil.

Então se gabar de um twitaço, com tão pouca participação é no mínimo jocoso, é querer  enganar os menos entendidos do assunto, ainda mais Twitter que é pouco popular, que poucos entendem...






P.S: somente há vinte minutos (agora são 18:59h)que um dos grupos ligados à campanha do PT, é que comentou, engraçado, quando o tema é no partido dos outros adoram  comentar, mas refresco nos olhos do outro é refresco né?




Nenhum comentário: