Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

ENQUETE VETORTI – PRIMEIRAS HORAS




O site Vetor TI, está promovendo uma enquete para as eleições 2012 em Juiz de Fora.
Embora ainda seja o primeiro dia, aliás, as primeiras horas, mas já é possível fazer uma breve análise desses primeiro movimento.

Assim que tomei conhecimento da enquete, o candidato que está em terceiro lugar nas pesquisas  registradas junto ao TSE, estava em primeiro. Então fiz a divulgação em três grupos no Facebook: dois de livre debate, e outro ligado a um candidato[1]. Meia hora depois o candidato que estava em segundo lugar na enquete, e nas pesquisas junto ao TSE, passou a frente, ficando em primeiro, e continuou até seis horas depois. Porém  um grupo cuja maioria é petista divulgou   por volta das 22 horas. E em cinqüenta minutos depois dessa divulgação a candidata do PT continuou  em terceiro lugar, mas  uma hora depois da divulgação neste grupo, a então candidata disparou na frente.





O curioso é que quando fui rodar os grupos,  ligados ao PT, ou  cuja maioria são eles, estavam parados, com postagens de até 20 minutos entre elas. Ao passo que em um grupo geral tinha gente ligada a ela, mas nem tanto, gente ligada a outros candidatos, mas principalmente Fakes ativos.

Ora e o que tem isso haver? Dificilmente militantes ativos ficam on line sem se pronunciarem. Nem mesmo em seus perfis estavam. Outra para votar no candidato é preciso estar logado no Facebook, caso contrário a votação em nada adianta.

É importante considerar outra questão, muita gente não lê grupo. Acompanha discussões pelo próprio perfil, logo é difícil  verem publicações com mais de uma hora. Geralmente quem Le, debate, abre a página, por isso a freqüência ativa nos grupos é pequena. Outra variável  importante de se considerar são enquetes. As pessoas não têm por hábito participar de enquetes virtuais. Nem mesmo àquelas que nem precisam clicar em nenhum link, abrir nenhum outro site.  Não se dão ao trabalho por política. Mas mesmo assim a candidata cresceu. E depois foi pingando novamente na segunda hora após a divulgação em grupos ligados ao PT.

Para finalizar é importante dizer que o movimento acima descrito, só reafirma a estratégia de ação do PT: sistema de teia e reação em cadeia. Além disso, vale destacar que a estratégia deles não se insere no convencimento argumentativo, ou seja, através de suas propostas, mas por  afeto: impressionar com números, com ataques. Aos mais entendidos “o poder a qualquer custo.”

E cabe aqui lembrar que fiz uma análise apenas  de candidatos majoritários, uma vez que para vereador  o afeto conta muito. Se publicado em seus perfis, amigos e familiares  vão mais rápido votar. E ainda outra ressalva é que a enquete é apenas uma enquete, não vale como pesquisa, mas é um excelente material de estudo.

Ah! Não poderia deixar de acrescentar que todas as curtidas são possíveis de se verificar, logo a "faketização" poderá ser facilmente descoberta!


[1]  Conheço apenas três grupos  de candidatos à prefeitura. Dos que estão nas primeiras colocações nas pesquisas registradas no TSE. Porém só participo de um, pois fui expulsa de um e no outro não me aceitaram.

Nenhum comentário: