Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Uma desanalise do SUS.


Rola na Internet, um texto (desconheço a autoria, tomei conhecimento através de um amigo) que faz uma análise do desempenho do SUS, em Juiz de Fora. O mesmo texto apresenta um argumento muito superficial, pueril demais, o qual questiona o indice do IDSUS de Jf menor que do estado, mesmo esta cidade estar no grupo de municípios mais ricos e com estrutura mais complexa. Enfatiza que o desempenho não condiz com a realidade e possibilidade. 

Essa análise demonstra que o autor desconhece totalmente o que abarca a saúde de uma cidade. Não é só dinheiro, complexidade que servem de parâmetros pra mensurar ou analisar a situação da área de saúde quer seja ela de cidade, estado, país ou individual.

Nesse patamar, vale destacar que tanto o IDSUS, quanto a análise são parâmetros falhos, consideram somente um estado de coisas num contexto imediato, presente. Para melhor entender é como se considerarmos a vida de uma pessoa apenas no agora. esquecendo que ela tem um contexto de vida , e terá um futuro.

Tentar culpar uma só pessoa pelas mazelas e problemas sendo que a amplitude do problema é bem maior, é desconsiderar o conceito de saúde que hoje é preconizado em todo o mundo. e pela OMS: Saúde é o bem estar bio-psico-social. E não como muitos consideram apenas a ausência de doença.

Volto a dizer que enquanto pensarmos saúde como ausência de doença e não o bem estar bio-psico-social, ficaremos na mesmice esperando que o SUS funcione, analisando de forma pueril, e buscando soluções paliativas dos problemas enfrentados pela população.

dito isto acredito que o texto tenha sido escrito por um leigo, que acredita  que é Dever do Estado assegurar o direito à saúde dos cidadãos de forma  unidirecional, ou seja, só o Estado tem esse dever, e saúde  está intrinsecamente ligada à doença. e não a vários outros fatores, que influenciam no afogamento dos serviços públicos de saúde.

Um comentário:

angelavaz7 disse...

Fiquei feliz o seu retorno,há dias que não postava.