Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de junho de 2011

A vida é imutável


Ouço muitas pessoas falarem de mudar dar uma volta de 360° na vida. Os livros ditos de auto ajuda estão cheios de fórmulas, roteiros, regras, sugestões para mudar de vida, como se isso fosse fácil ou possível. Eu tentei vários e me frustrava profundamente com isto.

Se pudéssemos mudar de vida certamente já teria lojas que vendessem vidas, e trocaríamos como se trocássemos de roupa. Mas não é bem assim. O que esses livros trazem é a mensagem metafórica de como mudarmos a forma como administramos nossa vida, e isso sim é complicado, afinal, as escolas não ensinam a viver.

Minha frustração com esses livros vem exatamente daí, pois eles muitas vezes são relatos de vivências, e não receitas prontas. São metáforas, todos de bons autores ( e não aqueles aventureiros que escrevem um livro por status sociais), não ensinam como administrar a vida, mas a refletirmos sobre nós mesmos, a grande mensagem que nos dão é: vá em busca de si mesmo!

Nenhuma vida é igual a outra, cada qual tem a sua, e isso deve ser respeitado. Assim não busque mudar de vida, mas a conhecer a si mesmo, e assim poder mudar a forma que administra sua vida.

Nenhum comentário: