Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Sobre blogs



Voltando aqui para falar mais um pouquinho sobre blogs, sim para construção e manutenção de blogs, enfim o mundo blog... Neste post posso até repetir algumas coisas que já disse, mas darei ênfase a duas situações principais: temporalidade e temática.


Quando me refiro à temática, quero falar sobre o perfil do blog, o tema, o assuntos que serão tratados, trabalhados no mesmo. Ao iniciar um blog você deverá já ter em mente o perfil do mesmo, sobre o que irá se postar: textos diversos, textos profissionais, mensagens de auto-ajuda, poesia, downloads, etc.


Se for um blog de variedades, ou seja, de tudo um pouco deixe isso claro aos visitantes. Isso eu já falei, porém a outra dica que dou é categorizar as postagens. Às vezes a intenção de fazer com que os visitantes explore mais seu blog indo buscar o título das postagens não funciona, já que pelo título nem sempre é possível distinguir o tipo de postagem que se trata. Organizando os posts em categorias, pode facilitar o leitor e assim você adquirir mais seguidores.


Em relação aos blogs de temática única, também pode-se categorizar, suponhamos um blog sobre saúde: pode-se criar categorias por especialidade por exemplo. O importante é disponibilizar o conteúdo de forma a facilitar a pesquisa dos leitores.


Já com relação a temporalidade, me refiro a relação do tema com assunto com a época em que é postado. Tenho observado alguns blogs, independente de tema, em que os blogueiros não optaram por divulgar a data e hora da postagem, tão pouco disponibilizam qualquer limiar que possam situar o leitor sobre tempo.


Leio muitas postagens sobre que usam “ontem, este mês, noite passada, nos últimos dias”, etc. Porém em momento algum do post ou mesmo através do recurso do site de hospedagem favorece ao leitor uma oportunidade de se situar quando o post foi publicado, quando aconteceu tal fato.


Outro dia li em um blog a seguinte frase: “ nos últimos dias a cidade vem apresentando muitas ocorrências de dengue”. Não havia data o post, nem pelo autor, e nem pelo site. Cheguei à página por um site de busca, eu poderia concluir que tal post foi feito no mesmo ano que li (no caso 2011), porém eu sabia que a realidade da cidade era outra, então procurei a data e não encontrei, somente retornando às buscas que pude saber quando foi feita a publicação ( pois sites de busca informam a data).


Então se atente, quem busca leitura, busca informação, e estas devem ser o mais precisa possível.

Nenhum comentário: