Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 9 de abril de 2011

Acabou o fio dental, e agora?


Você vai escovar os dentes, a noite, após sua última refeição do dia e descobre que o fio dental acabou, e não tem outro a disposição no momento, e nem onde ir comprar por perto. E agora?

Agora o jeito é fazer uma excelente escovação, usar um anti-séptico bucal, e ir dormir, mas não antes de fazer uma reflexão.

Um simples fato de acabar o fio dental é motivo de reflexão sim, e de várias:

1ª) O correto é quando colocar em uso um último produto de consumo diário, ir comprar outro, para que não fique sem. Porém se não o fez é alguma razão tem: esquecimento, falta de tempo, etc. Mas se não se preocupa com sua saúde, será que está administrando corretamente sua vida?

2ª) ninguém vai acumular lixo no canto da pia, então o potinho que vem o fio dental deve se descartada, preferencialmente em lixo segregado, é hora de começarmos a pensar mais em qualidade de vida, e isto inclui o meio ambiente.

3ª) falando em meio ambiente, segregação de lixo, podemos fazer outra reflexão sobre reciclagem. Papel, plástico, metais, óleo de cozinha, dentre tantas outras coisas que utilizamos e descartamos como lixo comum podem e devem ser reciclados, ou tendem a um destino específico (por exemplo, baterias , aparelhos eletrônicos, celulares, pilhas). Devemos começar a despertarmos para reciclagem, diminuir o volume de lixo de nossas casas.

4ª) Diminuir o volume de lixo não requer apenas pensarmos em segregar o lixo, encaminhar devidamente o que pode ser reciclado. Porém devemos conter gastos e volume. Ninguém precisa de meio metro de fio dental para fazer uma higiene bucal, tente saber quanto se gasta por mês do produto, Isto evita desperdícios de ter de desprezar o material por vencimento da data de validade. Vale lembrar que esta reflexão serve para tudo que consumismo inclusive água energia elétrica.

5 ª) anteriormente falamos de reciclagem, eu ao jogar fora o potinho do fio dental fiquei a pensar: como segregar? O porte é feito de plástico (que é reciclável), mas tem uma parte de metal, a reciclagem de plástico é diferente da de metal. Não há como separar as partes, se for tentar separar há risco de acidente. O que fazer? Bem eu não sei, sugiro não tentar separar, os artigos, então, jogue no lixo em que a proporção do produto seja maior, no caso o plástico. Mas antes veja na embalagem o telefone e contato do serviço ao consumidor, entre em contato com a empresa e reclame, e se oriente com ela o que fazer.

Esses foram algumas inquietações que me surgiram com um simples acabar de fio dental.

Nenhum comentário: