Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de março de 2011

Não transforme informação em especulação barata

Ultimamente venho observando uma série de situações que me deixaram no mínimo intrigada: pessoas reproduzindo idéias equivocadas ou apresentando conteúdos superficiais.

Eu parto do principio que se você quer expor suas idéias, por meio virtual ou não, que isso seja feito de forma original e correta. não adianta expressar uma opinião que nada mais é do que reprodução de outra pessoa, assim como é errado exprimir uma opinião sendo leigo no assunto.

Esses dias li um texto sobre Charlie Sheen, confesso que sabia bem pouco sobre o caso, não acompanhei as reportagens sobre o ator nos últimos dias, pelo simples fato de não ser uma leitura que me agrada (tititi sobre a vida alheia não me acrescenta nada). Porém o texto em questão me chamou atenção porque o título não continha o nome do ator, mas algo a respeito de sociopatia, que já é um tema que me interesso. O texto, muito bem escrito, apenas trazia uma critica sobre o comportamento do artista, o comparando a um sociopata.

Mas não era só, de forma sutil o texto ainda fazia uma reflexão da continuidade dele na TV mesmo depois de escândalos envolvendo agressões proferidas por ele contra outras pessoas, seria uma espécie de caridade, de ato solidário. Sendo apenas suspenso o programa em que ele atuava, depois de ter agredido verbalmente o chefe.

Ao ler o texto era perceptível o desconhecimento dos autores com relação à doença mental, deixando claro que ainda possuíam o pré-conceito estigmatizador sobre as pessoas acometidas por transtorno mental. Ficou evidente que para eles o “louco” deve ser excluído da sociedade, ser tratado como incapaz, violento e perigoso.

Infelizmente a competência que o blog apresentou sobre falar sobre a vida alheia e criticar a mesma, não se traduziu também na propriedade de tratar sobre a problemática que o ator vive. Verificou-se que a intenção era apenas mercadológica e não cientifica.

É uma pena que as pessoas tendem a superficializar as situações, o que se escreve e acaba por transformar um espaço de conteúdo livre, em espaço de informações superficiais, equivocadas e até ausentes de respeito e responsabilidade social.

Nenhum comentário: