Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de março de 2011

De Rubem Fonseca à apoteose



Quem assistiu ao desfile da escola de samba do Rio de Janeiro, Unidos da Tijuca, ontem (06/03/2011), pode acompanhar um belo espetáculo. Não sou nenhuma especialista da área, porém para perceber o que é bonito de se ver e que prende a atenção do público isso não é preciso nenhum estudo minucioso.

Mas algo que me chamou atenção nos últimos desfiles da escola não foi exatamente a criatividade, mas a forma que esta é apresentada, que muito me pareceu ao estilo de escrever de Rubem Fonseca.

O carnavalesco, assim como o autor, utiliza-se do “artifício” de apresentar a história de trás para frente. Geralmente as escolas de samba, livros, novelas, filmes costumam apresentar seus enredos (histórias) de forma crescente, começam de forma mais simplista e terminam num grand finale. Assim são os livros de Rubem Fonseca, e foi o desfile da respectiva escola.

O inicio com uma comissão de frente que provocava a imaginação de todos, além da curiosidade, fazia com que o público que a assistia, ficasse curioso para ver o que mais a escola trazia, qual outra novidade teria prendendo assim a atenção de todos. Porém o final não surpreende tanto quanto o início e desenrolar da história.

Estilo, marketing, seja lá o que for, certamente atingiu o objetivo, pois embora muitos fiquem com a sensação de “faltar um final’ a altura, ninguém esquece o primeiro impacto.
__________________________

Nenhum comentário: