Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Decepção

Faço agora um convite a brincarmos com as palavras. Não se trata de nenhum jogo, para juntar letrinhas, formar palavras. Depois juntamos palavras e formamos frases. Esta brincadeira refere-se ao pensar as palavras.

Vejamos: acordar pode significar dar a cor. Motivação, mover a ação.
Só que a palavrinha que sugiro não é tão clara assim, vamos ter que pensar. E é justamente esta a brincadeira: pensar.

Decapitar significar arrancar a cabeça, degolar.

O prefixo de- dá idéia de baixo pra cima( decrescente, decresce). Capita vem de cabeça (lembre-se da renda per capita ). No caso de decapitar, dá o sentido de sem cabeça, a parte de cima ( a cabeça) fora, arrancada da de baixo (o corpo).

Pensemos agora na palavra decepção. o de- já falamos anteriormente sobre ele, não vamos repetir. Então passemos ao radical –cepção. Se pensarmos em percepção, é algo que percebemos, sentimos, ou seja, vem dos nossos sentidos. Assim, –cepção tem haver com sentidos, sentimento. Isto significa que decepção (considerando algo de cima pra baixo) poderia ser um sentimento que estava em “alta” e foi para baixo.

Em outras palavras um sentimento, uma sensação que não continuou boa, havendo ai um déficit nas emoções, o que gera a decepção.

Poderíamos dizer que a decepção é a frustração de uma sensação.

Suponhamos que uma pessoa tampe nossos olhos para mostrar algo, criamos uma expectativa boa em relação ao que vamos ver. Ao vermos e não é aquilo que esperamos nos decepcionamos, pois não era aquilo que esperávamos, exteriorizamos com poucos sorrisos, tristezas, desânimo, descaso, desprezo, indignação, ou seja, frustração.

Assim como podemos dizer que decepção é um não atendimento às nossas reais expectativas das nossas emoções, sensações/sentimentos. A frustração é a manifestação da decepção, a filhinha da decepção.

Nenhum comentário: