Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de novembro de 2008

O erro está em quem?



Um homem de meia idade procurou um advogado, pois não estava agüentando mais. Sentia-se perseguido, pressionado por todos. Seu telefone não parava de tocar, pessoas querendo isto ou aquilo, cobrando posturas, presenças dele, e-mails pipocavam a cada hora em sua caixa de mensagem. A situação estava deixando-o nervoso, não conseguia mais fazer nada, queria então saber com o profissional o que poderia ser feito.

O advogado então lhe disse que nada poderia ser feito, a não ser se alguém estivesse atrapalhando demais poderia ser feito um boletim de ocorrência, mas não daria em nada. Sugeriu que procurasse um médico para tomar alguma medicação que relaxasse, procurasse fazer exercícios físicos.

O homem saiu insatisfeito daquela visita, e foi procurar o, médico. Este lhe passou uma medicação para relaxar, para acabar com a ansiedade sugeriu a prática de exercícios, se dedicar a algum lazer. Novamente saiu insatisfeito, ele não era maluco pra tomar remédio contra ansiedade.

Sentou-se numa praça e ficou ali, desligando o celular a cada toque, cabeça entre as mãos e olhar fixo no chão. Neste momento, sentou-se ao seu lado um senhor, vestindo leves calças, camiseta de malha tênis. Olhou para o homem ao seu lado e perguntou ao homem:

- há quanto tempo você não tira férias?

- Muitos anos.

- E isto faz bem?

- Preciso sobreviver.

- Há quanto tempo você não senta com um amigo para tomar uma cerveja? Abre e admira a beleza do brilho do sol. Para numa praça e toma um sorvete?

- Fazer isto como se as pessoas não param de exigir tudo de mim: Hora, presença, materiais, e por ai vai? Mal tenho tempo pra comer, e tomar banho.

- As pessoas cobram muito de você?

- Demais, a todo o momento, isto está me deixando nervoso, já não consigo mais trabalhar direito.

- Elas cobram demais, ou seu egoísmo não lhe permite mais dar a atenção devida como dava antes? A necessidade de sempre ser mais, ter mais não lhe permite dar atenção às pessoas? Seu interesse material é superior ao emocional. O seu amor próprio lhe impede de ter amor pelas as outras pessoas. O seu medo de perder o que tem lhe impede que respeite a vontade e sentimento do outro? Seus amigos, as pessoas que lhe procuram não pedem seu dinheiro ou bens, só um pouco do seu sentimento e atenção.

O homem se levantou dali e percebeu que não eram as pessoas as erradas, mas sim os sentimentos de ganância e egoísmo que cultivou dentro de si.

Nenhum comentário: