Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 19 de janeiro de 2008

Febre amarela


Hoje um noticiário comunicou o oitavo caso de febre amarela registrada no país só este ano. A febre amarela tem sintomas parecidos com o da dengue, exceto pela icterícia. Tem forma de contágio e prevenção idêntica as da dengue

Outro noticiário comunicou que não precisamos ficar em alerta, pois não se trata de uma epidemia, mas pessoas que vão viajar para a região central do país devem se vacinar.

Em outro noticiário vi uma fila imensa de pessoas aguardando para serem vacinadas, o governo do estado pediu reforço de vacinas, pessoas vão para a fila de madrugada, e profissionais trabalhando a noite para conseguir toda a cobertura vacinal necessária.

A vacina demora dez dias para começar a proteger e tem durabilidade de proteção de dez anos. Hoje o mesmo noticiário que disse que já temos oito casos confirmados da doença, também noticiou para a população ter cuidado com a superdosagem, uma pessoa já foi internada por esse problema.

Ora tem alguma coisa errada aí, em 2001 houve uma campanha contra a febre amarela em todo o país, eu participei dessa campanha enquanto estagiária de enfermagem, apliquei muitas vacinas, desta data até hoje só se passaram seis anos, então as pessoas vacinadas na época não precisam de reforço algum.

Se pessoas estão sendo vacinadas isso significa que a cobertura vacinal de 2001 ficou muito a desejar e o governo não tomou nenhuma providência. Outra questão é sobre o cartão de vacinação certamente não estão sendo pedidos, ou foram perdido mostrando o descuido com o trabalho e saúde respectivamente. Ou as pessoas não se recordam dessa campanha de 2001, não prestam atenção nas informações dadas pelos meios de comunicação, ou pior, não entendem nada do que dizem ou não acreditam em mais nada nesse país de falácias.

2 comentários:

Wisley Aguiar disse...

Olá Lilian! Gostaria de comprimentá-la e parabeniza-la pelo blog e também por sua vontade de estudar Filosofia. Digo que ao mesmo tempo será bom e difícil. Você encontrará muitos obstáculos. Se deparará com outras visões filosóficas que não estas que hoje trilho. Entretanto, você pode sempre contar com a gente, seus amigos da sabedoria, para te apoiarem e não deixarem a peteca cair. Abraços!

JLM disse...

Olá,

Cheguei aqui através do Recanto. Bem, vou metendo meu bedelho onde não sou chamado para ver se o dedinho de prosa rende algo de bom.

1. Se vc tá preocupada aí em Juiz de Fora, imagine quem mora aqui, no interior de Goiás. Mas lembra que as campanhas são locais, eu já morei no PR e tomei vacina lá numa época que não tinha campanha em GO. O que tá + me preocupando aqui é que ninguém tá vacinando os macaquinhos, estão todos morrendo, :(

2. Uma sugestão se vc quer se aprofundar em filosofia pq gosta: não faça faculdade de filosofia. Lá são raras as pessoas que vc encontrará q poderia definir como filósofo (como sua pesquisa já esboçou um pouco). Eu estudo filosofia em uma escola chamada Nova Acrópole (www.nova-acropole.org.br) já há um ano e digo que existem outros caminhos melhores que a faculdade, por experiência própria. Sei que decisões, no fim, são pessoais, mas não custa nada dar uma olhada né?

1 abraço.