Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Eu adoro ler, leio todo dia durante muitas horas, quando não tenho nada pra ler, leio até lista telefônica e pai dos ignorantes.

Hoje o hábito da leitura é mais raro que o hábito do consumo de droga. Ler se tornou supérfluo. A leitura é a base para muitas coisas, discernimento acerca de alguns temas, maior conhecimento, construção da sua opinião e conhecimento, para a boa escrita, além de muitas outras.

A falta da leitura é reproduzida em cada canto, nas salas de aulas é um caos. Pessoas ainda escolhem livros por número de páginas. As opiniões se tornam achismos desargumentativo, passando a ser uma imposição reprodutora das idéias de alguém (que se diz intelectualmente superior).

A situação se torna mais alarmante quanto á interpretação. As vezes você diz água e a pessoa entende gelo. As pessoas não se entendem uma expressão é interpretada como ofensa. Se você diz que uma situação é ridícula, a pessoa que pratica a ação entende que ela é ridícula. Se você diz que ela está sendo infantil, eles interpretam como são infantis.

As pessoas estão se calando: umas por não saberem ler, e outras por muitas outras não saberem ler, então ficam mudas, escutam e reprovam em pensamento.

Assim falou Gadotti, em sua ultima entrevista à revista Filosofia Ciência e Vida. A mudança tem que começar de cada uma, assim serve pra saúde, educação, ética, moral. Não adianta só o governo mudar, se não houver mudanças na base, e esta não pode ser imposta por Lei, pois não vai funcionar, só causar ira.

Assim se torna ainda mais importante a leitura, para sabermos o que realmente queremos e saber pra qual direção mudar.

Nenhum comentário: