Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Lula é minha Anta



No seu melhor estilo cáustico Mainardi reuniu, nesse livro, várias (senão todas) crônicas publicadas na revista Veja desde 2005. No entanto o livro tece um emaranhado de textos com comentários inéditos, os quais permitem você ter melhor noção do que se passa ( ou passou) na cabeça de Mainardi quando escreveu cada um deles.

Como sempre fora criticado, certamente as línguas mais algozes não vão perder a oportunidade é claro. Haverá quem vai dizer que este livro foi o ápice de ousadia de ignorância e ofensa ostensiva à realidade política do país - Agora se alguém concorda 100% com o atual governo que se manifeste.

Outros vão criticar livro dizendo que é um enlatado de alguma editora. Outros vão dizer que ele não pena, que não é crítico, que apenas joga seu azedume em cima de fatos.

Ainda vai ter gente querendo processá-lo e que o livro seja recolhido ( ainda bem que já garanti meu exemplar) das livrarias. Mas vão se esquecer de ler pelo menos um texto. Pois se ler, vai perceber que os textos estão em primeira pessoa. Ou seja, é só um “achismo” do autor. E não ditadura de verdades.

Pois bem ele pode ser isso tudo e muito mais. Mas para falar (mal) tem que superar a presa. E Mainardi faz isso muitíssimo bem, fato esse observado quando ele se expressa oralmente. Percebe-se que é uma pessoa calma, com um senso de humor ( inclusive com as críticas direcionadas a ele) espetacular.

E é esse humor dele, a forma de lidar com as críticas ( de forma ironizada ou indiferente), que mexe com o ego de muitos que lhe dirigem as mais cruéis palavras, fazendo com que as armas intelectuais se voltem contra ele.

Não posso dizer que sou fã dele, ou que concorde com todas as suas idéias. Mas o fato é que encarar Mainardi não é pra qualquer um, pois ele sabe quebrar com o rebolado da grande maioria.

Nenhum comentário: