Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 5 de março de 2016

Ana Paula: Atualidade brasileira



Mais quem é Ana Paula? Quem, não sabe quem é pode se considerar sim desatualizado. Não é preciso acompanhar Big Brother Brasil para saber quem é ela, tão pouco saber o jargão “OLHA ELA!”. Por simples  manchetes e legendas, chamadas de TV é possível atualizar-se e saber o necessário desta pessoa. E saber disto não é deixar ninguém mais idiota ou fútil.

Ahh mas a situação do Brasil é mais importante do que essas futilidades, do que “pitis” de menina mimada. Mas Ana Paula é Brasil, é eleitora, e teve uma gama de pessoas a reverenciando, idolatrando, torcendo para que a jornalista (aqui um parênteses: meus amigos jornalistas devem ter, provavelmente,  vergonha dela) de 34 anos, que nunca trabalhou e é sustentada pelo pai vivendo como uma dondoca.

Uma mulher que se acha no direito de mandar o outro calar a boca, que briga com quem não atende às suas vontades, uma pessoa  autoritária, prepotente, achando-se acima do bem e do mal.  O descontrole em pessoa, a ponto de ameaçar, ofender, difamar e injuriar outros participantes.

Agora imaginem milhões de pessoas torciam para ela. E isto não são dados de nenhuma emissora de TV, ou de  votações do reality. Mas refere-se a uma simples análise das redes  sociais. Imaginem que essas pessoas não gostavam apenas porque ela “causava” em um reality show, mas por achá-la verdadeira, com caráter, a única que realmente merecia ganhar uma bagatela de um milhão e meio, mesmo que ela grite aos quatro cantos que não merecia.

Ora, esses mesmos milhões são votantes, talvez os mesmos que acham normal um ex-presidente  morar em apartamento de alto luxo e sair criticando elite. Diga-se de passagem, que não nasceu em berço de ouro. Acha normal cobrar milhões por palestras para explicar questões sociais, como conseguiu tirar o Brasil da miséria. Será mesmo que uma palestra vale milhões para dizer o que está na imprensa, em decretos, em discursos? OK, pagando transporte e hospedagem, mas a aposentadoria é bem gordinha (dele, né?).

Podemos ter saído  mesmo que temporariamente, modestamente ou em forma de alegoria (da caverna) do estado de miséria, mas ainda nos falta sair da miséria moral, da miséria  de caráter, da miséria do analfabetismo político, e principalmente  do fanatismo.  Além claro da miséria dos  falsos pré julgamentos, dos pensamentos superficiais, da miséria dos juízos de moral.

Muitos aplaudem o bolsa família. Eu não aplaudo, não acho que foi bom, criou-se milhões de “Anas Paulas” : não preciso disso, meu pai me banca”... NO Bolsa família: “o governo me sustenta”.

Talvez o governo sustente até a compra de smartphones para assistir um “olha ela” e vibrar, rir quando outra pessoa é chamada de pedófilo, sem saber o que é ser pedófilo propriamente dito. Vergonhoso para uma jornalista. Mas e daí? Ela é “foda”; forte; para alguns, sedutora.

Assim é o Brasil: eles deram o bolsa família, o minha casa minha vida... foda-se caráter.

O tema pedofilia está ai, batendo a cada dia à nossa porta, ficar desatualizado pode levar a um crime de difamação, injúria.  Não se atualizar, não se atualizar, não se modernizar pode estagnar, e  tomar conhecimento jamais será fútil, jamais será desnecessário.

E isso tudo é sim Big Brother Brasil, um programa bestial, mas que traz em suas nuances, entrelinhas temas pra lá de atuais, e mais, suscita uma bela análise do comportamento humano, não só dos  tais “heróis”, mas do povo brasileiro, o mesmo que norteia a vida de todos nós.

Se saber de Ana Paula é ser fútil, imbecil, ignorante. Sim sou tudo isso. Seu de Lula, Dilma, FHC, Marília Pera, Mainardi, Marilena Chaui, MC Gui, MC Bin Laden e nem por isso deixo de ser menos consciente.

Infelizmente não está tudo tranquilo e favorável, a jararaca ainda está viva, e se continuarmos a ficar de olhos vendados, com pré-julgamentos, ou discursos prontos reproduzidos sem um mínimo de cuidado. Sim, ainda estaremos na era do “pega a metralhadora e tratatara... Lembre-se o sol não pode se partir em crimes.


Que a luta que eu travo não me traga dor
Eu faço o possível pra gente ganhar
A guerra de miséria que a gente criou”(MC GUI)

Nenhum comentário: