Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 26 de abril de 2014

Desculpa



Hoje estive pensando sobre essa palavra, ou melhor essa ação: desculpar-se com alguém.
Mas como é difícil desculpar-se! Às vezes por questão de orgulho, outras por não saber como reparar o erro junto a quem magoamos, erramos, ofendemos etc.

No entanto, há momentos em que buscamos nos desculpar, buscando consertar os erros, voltar atrás, ou simplesmente dizendo um “desculpe-me”, ou “perdoe-me”. Mas será que apenas se desculpar adianta?

A quem foi “prejudicado” com nosso erro sim, porém só isso não basta. De nada adianta pedirmos desculpas se não reconhecermos que erramos, e buscarmos reparar o erro.

Desculpa é uma palavra formada pelo prefixo “des”, junto com a palavra culpa. O prefixo “des” refere-se à negação, inativação. No caso inativar a culpa. Anular a culpa. E não negar a culpa.
Assumir a culpa é necessário, mas só se faz valer se o erro for reconhecido e usado para crescimento, para não haver repetição.

Isso quer dizer que não adianta errar, e não aprender com o erro.

Nossa... Quantos erros já cometidos com fulano, cicrano, beltrano, com amigos, família, amor e comigo mesma. Quantas desculpas deixei de pedir. Mas jamais deixei de aprender com os erros.

Hoje não busco mais, apenas, um pedido de desculpas, nem mesmo feitos grandiosos,  atos surpreendentes, surpresas. Para apenas pedir desculpas. Busco sempre melhorar enquanto pessoa, e mostrar a quem  magoei que posso melhorar. Não fazer de novo, mas fazer melhor, me superar.

Eis a palavra perfeita que posso dizer no lugar de “desculpas”... Bem melhor dizer: posso me superar!


Mas cuidado, mostrar porque errou, justificar o erro, ou apenas dizer eu errei, não é desculpar-se. Mesmo que isso for difícil para você. Superar-se de um erro, é aprender com ele e fazer novas “coisas’ melhor, de forma correta. É superar suas próprias ações, realizações, conceitos, princípios.

Nenhum comentário: