Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Curtindo Aécio Neves



Ontem um contato meu de uma rede social se perguntava o que leva uma pessoa a curtir a página do Aécio Neves.

Logicamente que isto me inquietou. Mas me restringi a respondê-lo que eu curti para acompanhar os erros de marketing políticos e as torças de farpas partidárias. É infinitamente mais divertido que BBB, ou qualquer humorístico tipo CQC. Rafinha Bastos perde feio.

No entanto, só isso não configura  as curtidas que a página leva, logicamente. Hoje a página tem mais de 444 mil curtidas. Pois bem se formos analisarmos a página superficialmente podemos perceber que a maioria das curtidas não são de futuros  eleitores de Aécio ao contrário.

Traduzindo isso em números aproximados podemos dizer que uns 20% de curtidas ali são de pessoas que realmente acompanham Aécio porque gostam,  tendem a votar nele. 20% são de tucanos. Outros 30% da MAV  esquerdista ( movimento de ativistas virtuais), 5% da MAV direitista, 5% para comentar, analisar,  jornalistas, cientistas políticos, 20% que  curtem para se dizerem cultas, que não estão no Facebook apenas para futilidades.

A verdade é essa! Nua e crua, vista pelas curtidas e comentários.

Particularmente, acho uma das páginas menos chatas de políticos que  interagem na rede.  Digo menos chata, porque algumas postagens são muito piegas,   velhas conhecidas de campanha política que não seduzem quem está na rede.

Há uma lá que mostra ele em Santos tomando o típico café carioca. E daí? O pensamento do mais leigo ou que não gosta de política é: “foda-se, isso não vai por comida na minha casa, não vai me dar emprego, não vai me permitir comprar meu  carrinho, ou baixar o preço das passagens de ônibus”.

Foi-se o tempo que pegar criança no colo, estar entre populares  seduzia o eleitor. Todos já sabem que depois que sobe a rampa do Planalto, já era. Elitiza-se. População é mero detalhe.

A página  se torna quase xexelenta, quando começam os ataques contra o PT. Sábia é minha mãe que nem o ensino fundamental tem completo: a melhor forma de encarar o inimigo é mostrando-se superior a ele.

Não é preciso atacar, um bom texto, um bom discurso, numa linguagem acessível faz muito mais efeito benéfico que ficar falando PT fez isso, PT fez aquilo... Só falta falar “vou chamar a minha mãe”.

Outra coisa chata, mania de político na rede é fazer do seu mural, perfil, página, etc seu diário de bordo e localização, parece mais um GPS que um espaço para troca de idéias, experiências. Quer dizer que está na cidade tal? Simples cria-se um texto contundente,  que acrescente algo e situe onde o político está.  Afinal GPS serve para auto localização....

 Enfim,  há uns debates interessantes por lá, mas peca pelo resto, sendo assim. Por isos ainda tem tantos que curtem.

Resta só o PSDB saber lidar com isso, e não sair ai cantando vitória que por lá tem muitas curtidas e achar que isso pode ser traduzido em votos.

Nenhum comentário: