Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Professor morre em uma lipoaspiração e médico recebe apenas censura pública


É de se indignar...  Ainda mais quando passamos por uma situação de erro médico colocando em risco a saúde de um ente, como minha família passou recentemente.
Itamar Rosenil Goulart, professor que faleceu por complicações durante uma lipoaspiração em uma clínica não autorizada para o procedimento em Juiz de Fora, não era apenas um professor, não era indigente, não deixou órfãos apenas alunos, ele tinha uma vida, família, amigos...



Quando um profissional de saúde  entra, por exemplo,  num CTI e desliga propositalmente um aparelho de respiração artificial, levando à morte um paciente, chama-se EUTANÁSIA (explicando a grosso modo).  E o que é fazer uma cirurgia em um estabelecimento sem estrutura e alvará para a mesma CONSCIENTEMENTE?



E o que o CFM dá ao médico? Uma advertência, censura pública? Apenas uma pena de disciplina?  ELE MATOU UMA PESSOA. Isto, para ser  boazinha, é eutanásia,  pois o nome correto  é ASSASSINATO! 


E ainda acho mais absurdo que um caso deste leve mais de 4 anos para ser  decidido, e na justiça sabe-se lá mais quanto tempo... e o ASSASSINO está ai trabalhando em um hospital da cidade, ganhando o seu, mantendo sua família, amigos vida social após ter encerrado outra.



Quantos erros médicos acontecem (e ainda vão acontecer)  e as famílias desistem de fazer a denúncia por morosidade ou simplesmente porque muitas vezes no meio médico  o corporativismo da classe faz essas cosias acabarem em PIZZA!!!



É uma VERGONHA para Juiz de fora. São vários casos como esses,  que são esquecidos camuflados, etc. Tivemos inclusive um ex-VEREADOR, que nada aconteceu com ele,  suspeito de estupro, e até por venda de CITOTEC (medicação que provoca aborto), e está ai, andando e clinicando como se nada tivesse acontecido. O que é pior,  médicos afirmam, o defendendo dizendo que foram provas implantadas no consultório dele. E seguiu o mandato de  vereador até o final ILESO. Bem, se ele não foi reeleito não foi por isso  mas pela sua péssima atuação enquanto vereador, ou porque não “deu mais” que os eleitos (mais de si, mais dinheiro na campanha, etc) e não convenceu o suficiente o eleitorado. Mas enfim estava sendo investigado e até onde acompanhei (e verifiquei hoje) não tem resultados a respeito das investigações que são de 2010 e 2012. Morosidade...



Voltando ao caso do professor e do médico Fernando César de Moraes Vicente (que fez a cirurgia em Itamar), seria somente o médico responsável e o único culpado? Ninguém faz uma lipo aspiração sozinho. E os demais profissionais (não só de saúde) envolvidos, trabalhadores da clínica? Sabiam da irregularidade? Da limpeza e administrativo (recepção) não digo nada, mas  diretores,  pessoal de enfermagem sabem muito bem o que pode e não pode  no local de trabalho...



Esse é um problema muito comum, como no caso da menina  que  faleceu em decorrência de uma bala perdida na cabeça no último Natal, e quem está agando o pato sozinho é o médico. Mas deixarei este assunto para outra oportunidade.



Assim concluo dizendo que o problema de descaso na saúde não se insere apenas em salários baixos, repasses baixos (financiamento) falta de medicação, médicos e  vagas. Mas de administração, fiscalização, auditorias, e muita ética.



 Sobre falecimento de Itamar: 

Sobre pena de disciplina do médico

Sobre José Tarcísio (médico e ex-vereador)

Nenhum comentário: