Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Campanha Expresso Pai da Aviação - trem de passageiro em Juiz de Fora










trem de passageiro


Juiz de Fora é uma cidade que tem toda uma estrutura já pronta para  começar a operar trem de passageiro, o que no passado já teve com o "esquecido" Xangai. 

Agora iniciou na cidade uma campanha em prol do retorno do trem de passageiro, agora "Expresso Pai da Aviação", que está todo reformado e pronto para servir à população.

O uso do trem de passageiro é importante para a cidade visando desafogar o trânsito e ônibus no centro da cidade.  Não atrapalha o trânsito pois a composição é pequena e passa em poucos SEGUNDOS, diferentemente dos trens de cargas que param o trânsito por vários minutos.

Além disso, o retorno do trem de passageiro na cidade tem outras vantagens por ser menos poluente, gerar empregos, renda e incentivar o TURISMO na cidade. Afinal, é muito agradável andar de trem indo de uma cidade a outra.

Devemos lembrar, que a atual secretária do desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, Beth Jucá, tem a intenção, junto com o Prefeito bruno Siqueira (PMDB) incentivar e fortalecer o turismo na cidade,  com intuito de ajudar ao desenvolvimento da mesma. Um trem de passageiro os ajudaria nessa questão também. Incentivando inclusive turismo em outras cidades que o trem possa a vir a passar. (Fonte: Tribuna de Minas)

Vale acrescentar ainda que "O Expresso Pai da Aviação

Tem sua base legal de acordo com a Resolução nº 3.609, de 01 de 12 de 2010, publicada no D.O.U, de 13 de dezembro de 2010, do Contrato de Concessão celebrado entre a União e MRS que obriga a passagem de 02 pares de trens de passageiros por dia, ou seja, duas idas e duas voltas, do Decreto nº 1.832 de 04 de Março de 1996, Art 34, que os trens de passageiros terão prioridade de circulação sobre os demais, exceto os de socorro , da Resolução nº 3.695/11-ANTT, que disciplina o Marco Regulatório e Direito de passagem.

Destacamos que, o Expresso Pai da Aviação, conta ainda com apoio de vasta Legislação Municipal através da Lei n.º 3.707 de 14/07/2005, de Santo Dumont, da Lei 11.192 de 28/07/2006, de Juiz de Fora e da Lei 785 de 28/12/2005, de Matias Barbosa, com isto, demonstrando claramente o interesse público que o mesmo representa para as comunidades da região da Zona da Mata Mineira." (ONG - Amigos do trem).

Nesse patamar  cabe dizer que só falta mesmo empenho das autoridades locais para retornar com o trem, e é por isso que ajudo a divulgar aqui no Blog Inquietações está campanha tão importante e benéfica para a cidade.

Venha fazer parte dessa campanha você também!




Nenhum comentário: