Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Secretaria de (des)Educação de Juiz de Fora

Leia também:

Respondendo ao Secretário de Educação de Juiz de Fora – Weverton Vilas Boas - 2013



________________________________________________________________________

Embora muitos digam que a pasta (secretaria) da saúde seja a mais importante em qualquer município, a Educação é a principal e mais importante. A saúde é apenas a mais sucateada, a que apresenta maiores problemas, consequentemente, mais reclamações.

Mas como a maioria não acredita ser a educação a mais importante, em Juiz de Fora não seria diferente, e a escolha do futuro secretário de educação só demonstrou isso.

Se antes  dançávamos o Pericón, a partir de 1º de janeiro de 2013, estaremos dançando a dança do caranguejo na educação. Afinal o que não estava bom só tende a ficar pior.

A começar pelo rompimento do discurso do  prefeito eleito, no qual ele  enfatizou que convidaria para sua equipe “técnicos com sensibilidade política e político com conhecimento técnico.” A escolha do nome Weverton Vilas Boas de Castro, destoou todo esse discurso. Afinal não é técnico na educação e tão pouco tem o devido conhecimento.

O cargo de gestor de educação não é para amadores e tão pouco para  surfistas de oportunidades.  Ser professor (ainda mais de nível superior) e ser pai não garante competência.

Alguns podem achar que falo isso por diferenças que tenho com o então futuro secretário de educação. Mas se analisarem  o currículo do mesmo na plataforma Lattes (corram antes que ele apague ou modifique, prática  comum do mesmo observada em redes sociais) verificarão que ele não tem NENHUMA formação na área de educação para assumir tal cargo. É graduado em Relações Exteriores,  especialização e mestrado em Direito. Na grade curricular de ambos os cursos,  disponíveis nos sites das faculdades que os oferecem verifica-se que não há NENHUMA disciplina  que atenda as necessidades para o cargo de secretário da educação.

Educação municipal vai muito além de  negociar  salários com professores, equiparar carga horária e reformar escolas. Um pedagogo já tem dificuldades em  desenvolver um bom trabalho na pasta, imagine alguém sem experiência? E o que é pior,  afastado de Juiz de Fora desde 1998, quando assumiu um cargo na ALMG com dedicação exclusiva por 40 horas semanais, e depois disto tendo cargo de confiança no governo petista de Pimentel na capital mineira, e depois cargos ligados a urbanização, habitação.

Com um currículo como o dele, apresentado por ele mesmo à plataforma Lattes, só podemos concluir que o convite não se deu por competência ou currículo, e sim por apoio, ajuda, amizade (já que o mesmo apresenta fotos e amizade com Bruno de longas datas, tendo até mesmo telefone pessoal de Bruno). Ou então foi indicação de alguém, para que possa estar por trás de tudo.

Educação não é bem a minha praia, não entendo muito os trâmites, políticas da área, mas eu dentro da minha “leigacidade” compreendo que  educação precisa de pedagogos a sua frente, e não  gestores com relações de amizade com o prefeito ou qualquer outro partido.

Como alternativa, dentro das minhas limitações sobre educação só posso indicar  orações, rezas e novenas à Santo Expedito, Santa Catarina, São Tomas de Aquino e São José de Cupertino.



Meus achismos sobre Weverton Vilas Boas de Castro, futuro secretário de educação de Juiz de Fora.


Acima falei sobre o currículo da pessoa convidada para ser secretário de educação.  Agora falarei das minhas impressões sobre ele, as quais já haviam falado aqui no grupo ainda em época de campanha, quando nem sequer existia nenhuma especulação sobre convite para secretariado, e pode ser lido nas postagens de outubro do ano corrente, as quais falo sobre a equipe de campanha de Bruno.

Em meados de  outubro ocorreu nas páginas do Facebook uma ameaça de morte a uma pessoa, cujo autor  estava divulgando fazer arte da campanha de Bruno Siqueira. A ameaça ocorreu em mensagem privada, mas o autor não satisfeito foi em alguns grupos e proferiu uma série de ofensas, difamações à vitima, que não respondeu ao mesmo nestes grupos. A mesma procurou apenas administradores de um dos grupos, reservadamente (grupo “Amigos do Bruno Siqueira”), que nada resolveram, mesmo estando on line. Só tomaram as devidas providências quando entrei em contato com os mesmos, e apresentei o número  da ocorrência policial, repassado a mim. Ai começaram assessores de Bruno sair da administração do grupo (ou foram retirados pelo Weverton que é o atual administrador do grupo).  O próprio Weverton e  outro da comunicação de campanha me bloquearem e me expulsarem do grupo, sem ter falado um “a” a respeito do ocorrido, apenas descrevendo em meu blog (aqui) o que estava acontecendo.

Mas isto não bastou para o vaidoso Weverton, pois eu não me calei,  ele então redigiu um texto ameaçando pessoas (sem citar o nome) de processo, ora eu denuncio os atos deles, sou expulsa e ameaçam de processo, querem convencer   que a ameaça não foi pra mim?

Mas foram mais além,  recebi a ligação de uma assessora de Bruno, que me solicitou o telefone via mensagem privada, a que veio me justificar que passaram o domingo anterior ao fato  dentro do comitê ocupados com  contagens de votos por região, algo também dito nos grupos. E que o Weverton estava muito abalado devido a uma possível doença que a esposa dele estaria enfrentando. Engraçado que so se esqueceram que eu sou enfermeira para dar tamanha justificativa tão chula. Mas o “abalo” durou pouco,  pois nas comemorações já estava lá  vibrando...

O convite foi uma solidariedade de Bruno para que o Weverton que tanto ajudou como VOLUNTÁRIO (que não era da equipe, mas participava de  reuniões e atividades  da especificas da equipe, ligava diretamente para o Bruno, etc) vir para Juiz de Fora ficar perto da  família? 

Me pergunto como uma pessoa dessa, com tal postura, de ameaçar de processar quem falasse algo contra a opinião do mesmo ( pois em outros grupos também fez tal ameaça para pessoas que criticavam o Bruno), que expulsa pessoas e não permite se defenderem, que escolhe quem deve ou não ficar no grupo administrado por ele, dentre outros, ode representar e dar exemplo de educação na cidade?

Pena que o compromisso de Bruno Siqueira, pelo visto, é com alguns cidadãos juiz-foranos, principalmente do seu antigo círculo de amizades, e não com toda a cidade.







Alguns Links para consulta:

https://www.youtube.com/watch?v=86QyHx7kb_I






p.s. 1: Todas os fatos aqui citados, inclusive do currículo, está já devidamente salvo, já que é prática comum alterar o curso normal das coisas, e fatos registrados.

p.s. 2: reforço a necessidade das pessoas aprenderem a utilizar as redes sociais...

Nenhum comentário: