Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Última pesquisa Ibope – 2º turno Juiz de Fora




A última pesquisa ibope do segundo turno de Juiz de Fora foi divulgada hoje, e as variações nos números são bem pequenas e dentro  da margem de erro da pesquisa.

Embora muitos afirmem que “números” não significam vitória, haja vista que no pleito de 2008 o PT estava à frente do PSDB, a este acabou  eleito. É importante ressaltar a diferença de votos entre os candidatos deste ano. Em 2008 a diferença era de 1% na última pesquisa, enquanto desse ano a diferença é de 20%. (http://g1.globo.com/Eleicoes2008/0,,MUL834169-15693,00-IBOPE+APONTA+EMPATE+TECNICO+ENTRE+MARGARIDA+E+MATTOS+EM+JUIZ+DE+FORA.html e http://eleicoes2012.tribunademinas.com.br/noticia/bruno-mantem-lideranca)

Curiosamente Bruno permaneceu com os mesmos números, tanto em votos válidos, pesquisa estimulada e espontânea. Já a candidata do PT oscilou, um ponto a menos nos votos válidos e na pesquisa estimulada. Na pesquisa espontânea aumentou um ponto. Porém dentro da margem de erro.

Essa manutenção dos valores na intenção de votos a Bruno aponta justamente a linearidade da campanha. Em outras palavras uma consistência na campanha dele, uma uniformidade que acarreta uma estabilização. Por sorte a diferença entre os candidatos é  grande.

A pequena oscilação do PT por outro lado não se deve apenas a uma campanha truculenta, movida a ataques, boatos,  fúrias e ameaças. Mas, e principalmente, diante da escolha dos indecisos, eleitores dos demais candidatos do primeiro turno e, até mesmo, pelas regiões  onde foi realizada a pesquisa.

Acredito que esses dois dias não sejam decisivos, mas poderão apresentar um diferencial, ainda mais se referenciarmos que a pesquisa aponta que Bruno caiu nas pesquisas entre pessoas de baixa escolaridade (até quarta série), em detrimento ao aumento nessa faixa de escolaridade pela candidata do PT. Ainda é preciso perceber que ele cresceu entre os com ensino médio completo e nível superior. E tento rendimento melhor nas faixas etárias até 40 anos (embora se apareça à frente nas demais).

Isso é relevante quando comparado com os resultados do último senso do IBGE que apresenta maior uso de Internet nas faixas mais jovens (até 40 anos) e entre pessoas com ensino médio completo ou nível superior.

É um dado importante quando não há mais rádio e  TV e resta a Internet, onde muita militância circula livre.

Nenhum comentário: