Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

CONSOCIAL JUIZ DE FORA – SEM TRANSPARÊNCIA OU ÉTICA, IMPEDE CONTROLE SOCIAL.



Jocoso, essa é a palavra abre alas desta postagem, que servirá para traduzir  a situação que se estabeleceu  com a convocação da Conferência sobre Transparência e Controle Social – CONSOCIAL - em Juiz de Fora.

Manipulação, é a palavra para explicar  o que está acontecendo com relação a organização da CONSOCIAL de Juiz de Fora, não vejo outra explicação.

Segundo o site da CONSOCIAL, a etapa municipal deve acontecer  até trinta dias antes da etapa Estadual, que será realizada nos dias 14 e 15 de março, e deveria ser convocada pelo Executivo ( municipal, claro) até noventa dias antes da conferência estadual, ou por três entidades civis até  sessenta dias antes da Estadual correspondente.

Para isso é preciso atender a três requisitos dentre eles:  regularidade fiscal e funcionamento há mais de um ano de cada entidade civil envolvida no processo de convocação; assinatura do formulário de convocação por pelo menos cem eleitores; e AMPLA DIVVULGAÇÃO DO ATO DE CONVOCAÇÃO EM VEÍCULO DE  DIVULGAÇÃO LOCAL.

As entidades civis  que convocaram  a CONSOCIAL de Juiz de Fora foram: Sindicato dos Trabalhadores do Ramo financeiro da Zona da Mata e Sul de Minas (SINTRAF), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico de Juiz de Fora e Região (STIM/JF), Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Juiz de Fora (SINTEX/JF). Recolheram as assinaturas necessárias, e  convocaram a conferência municipal local, dentro do prazo previsto.

No entanto, os requisitos básicos para convocação não foram respeitados: Não houve AMPLA divulgação, ficando a população desta cidade a mercê da vontade dos organizadores, que tem como responsável Vinnicus Moraes, um excelente profissional da área de comunicação.

Eu particularmente na consigo entender como a divulgação do ato de convocação ficou esquecida pelos organizadores (sociedades civis), sendo algo tão importante e necessário para se convocar. Fato bastante curioso. Nem mesmo se pronunciaram a respeito em postagem do Facebook, perguntando sobre   a convocação da CONSOCIAL, no dia 16 de janeiro, quando o prazo para convocação de sociedade civil havia expirado, sendo que em outras oportunidades também  perguntei a respeito, e NINGUÉM se mostrava interessado no assunto, e convocação.

Concomitante a isso há um movimento pela ética e  transparência na CMJF, tema que tem  estreita relação com a  proposta da CONSOCIAL, e mesmo assim os envolvidos na convocação desta, não se interessaram pelo movimento, nem mesmo assinando um abaixo assinado on line. E mais curioso, que uma das propostas deste abaixo assinado é  de autoria de um vereador (Wanderson Castelar) do mesmo partido político do presidente do SINTRAF, e que certamente é o partido da maioria dos demais sindicatos.

Ora era para se apoiar não é mesmo? Mas pelo contrário, não houve apoio, e tão pouco, participação. Da mesma forma que se convoca uma conferência para falar de Transparência e controle social, de forma totalmente as avessas  da proposta, de forma quase escondida, mascarada, e burlando “regras”.

Estamos a 23 (vinte e três) dias da conferência Municipal de Juiz de Fora (será realizada dia 11 de fevereiro na CMJF),, e até o presente  momento nenhum comunicado da  convocação e realização da mesma, sendo que as entidades precisam conhecer o regimento, para  se organizarem e escolherem seus delegados de forma coerente e democrática. E será que as demais entidades terão tempo?

Isto para um pré candidato não é nada positivo, ai sim dá o aspecto da manipulação anteriormente citada, em detrimento da  verdadeira democracia, TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL!


>>> PERGUNTO: Esse é o PT que promete mais ética, mais transparência e mudanças em Juiz de Fora? É isso que queremos, se até o debate sobre o tema é convocado por baixo dos panos?




>> faço uma ressalva aqui: o tema nem foi discutido pelo partido, mas por militantes do mesmo, e sabemos dos interesses que vem surgindo com essa prática... nomes para uns, em detrimento e desmerecimento de outros dentro do próprio partido.





Vale aqui destacar que a iniciativa de convocação é válida, e importante. Porém  o que coloca à prova as boas intenções é a FALTA DE DIVULGAÇÃO da convocação e do Evento.




VERGONHA!!!!

LINKS INDICADOS:


7 comentários:

Vinnicius Moraes disse...

Lilian,

Conseguimos, com enorme esforço, garantir a convocação da etapa municipal da Consocial, incluindo Juiz de Fora neste debate. No momento, estamos preparando um blog bem bacana para tentar envolver o maior número possível de juiz-foranos na discussão. A previsão de lançamento do blog e dos demais canais de divulgação da "Consocial JF" é 25 de janeiro, uma semana antes do prazo de inscrições, que será de 1º a 7 de fevereiro.

Todos os requisitos para convocação foram cumpridos e estamos agora trabalhando bastante para iniciar/realizar uma ótima divulgação.

Além dos sindicatos citados por você, a UNIJUF também é uma das entidades convocadoras. A propósito, não há participação de partido político na convocação, embora muitos dos que estão organizando a "Consocial JF" (eu, inclusive) têm filiação partidária.

A propósito, não sou "o responsável" pela "Consocial JF"; meu nome foi informado à Comissão Organizadora e está divulgado no site da Consocial como "Contato da Comissão Organizadora", o que é bastante diferente. A responsabilidade é da Comissão Organizadora, formada por representantes das entidades convocadoras, entre outros participantes.

Nesta semana, estive no Rio de Janeiro. Lá, não pude navegar muito pelo facebook, postando apenas a partir de meu celular. Cheguei há pouco em Juiz de Fora e já estou viajando novamente, em função de outro compromisso fora da cidade.

Na segunda e na terça-feira, em Juiz de Fora, pretendo finalizar o material de divulgação - blog, texto, imagens, panfleto virtual, banner para blogs, twitter, facebook - da Consocial. Você ainda não me conhece pessoalmente, mas sou extremamente organizado e criterioso nos trabalhos que realizo. Por isso, estou me dedicando bastante, juntamente com os demais integrantes da Comissão Organizadora, para conseguir desenvolver um processo bem bacana relacionado à Consocial em nossa cidade.

Atenciosamente,

Vinnicius Moraes

Unknown disse...

1º) o site da CONSOCIAL requer AMPLA divulgação... uma nota de rodapé em jornal de média circulação não é nem de ,longe ampla divulgação.

2º) Há pessoas que se sentem lesadas por isso e irão (se elas quiserem, pelo menos falaram que iam) à justiça... ,

3º) uma semana é o suficiente para discutir temática, escolher delegados? Lembro que muitas entidades só se reúnem UMA vez por mês e tem data certa, vc acha isso democrático justo? PODERIAM TER DIVULGADO ANTES A INTENÇÃO. estranhamente SOMENTE SINDICATO LIGADO AO PT E CUT que estão nessa.;

4º) pq as MESMAS ENTIDADES BEM COMUNICADAS DOS ATOS PUBLICOS E ON LINE SOBRE A MESMA TEMÁTICA NÃO S E MANIFESTARAM? INCLUSIVE VC? E SENDO QUE ERAM PROPOSTAS ATÉ MESMO DE UM VEREADOR DO PT...

desculpe mas está bem vlara a manipulação!!!

Vinnicius Moraes disse...

O anúncio, que marcou o início da divulgação da "Consocial JF", foi veiculado no jornal em que são publicados os Atos do Legislativo Municipal e em que eram publicadas as edições do Diário Oficial do Município (atualmente, disponível apenas em versão eletrônica). Também foi preciso considerarmos os custos da veiculação, comparativamente a outros jornais que circulam na cidade.
O período (estipulado no Regimento Interno da Conferência Nacional) ficou mesmo muito curto: a sociedade civil tinha até 14 de janeiro para convocar a etapa municipal da Conferência e até 14 de fevereiro para realizá-la. Conseguimos reunir toda a documentação no final do prazo e optamos por convocá-la o mais longe possível, para que os cidadãos juiz-foranos tenham mais tempo para se prepararem para o evento.
Minha intenção de debater o tema em Juiz de Fora é bastante antiga: você acompanhou a discussão a partir do blog!
Contatamos várias entidades e muitas não preenchiam os requisitos do Regimento Interno da Consocial; outras, optaram em não participar.
Não há manipulação!

Unknown disse...

1º) As entidades que convocaram deveriam o fazer já tendo previsão de custos... Agora convocar, dar uma notinha de rodapé e falar em custos é muito estranho... Poderiam ter ampliado o debate, pois não tinha limite máximo de entidades ( inclusive a comissão organizadora DEVE TER ALGUMAS REPRESENTAÇÕES EXIGIDAS POR REGIMENTO INTERNO) isso ajudaria na divulgação.

2º) NEM TODAS AS ENTIDADES VIIS foram comunicadas ou SONDADAS do interesse... E sei que existem entidades interessadas no evento, inclusive em todo o processo.

3º) existem VÁRIAS outras maneiras de se comunicar um evento, uma intenção de divulgação,e stamos na era da internet "bebê": uma nota no jornal de rodapé oficializando, carros de som, panfletos, blog de vereadores de partidos ligados aos sindicatos, facebook, twitter, orkut, comentários em jornais, carta do leitor, artigo de jornais, blogs, emails. TIVEMOS uima manifestação sobre o MESMO TEMA propsoto por vereador do PT inclusive, e as entidades interessadas e vc sequer quiseram comentar e a data? AH A data foi UM DIA ANTES DE VCS PROTOCOLAREM A CONVOCAÇÃO!!! passou abaixo assinado na CMJF... dias antes, na audi~encia sobre os táxis, a pessoa so comentou ontem no meu post. Isso é divulgação? E os meios citados, exceto dois, os demais são TODOS GRATUITOS. Isso não impediria sociedades de participarem de todo o processo, ou PELO MENOS SE ORGANIZAREM...


4º) agora entidades que so se reúnem na primeira e segunda semana de cada m~es? como podem se articular?

5º) A comissão organizadora tem por DEVER PREPARAR A POPULAÇÃO SOCIEDADE PARA A TEMÁTICA...duas semanas se faz isso?

Voce disse no grupo JF no facebook q o executivo não convocou mas a sociedade civil iria.. e ai? o resto das informações? quem? quando? quem poderia? como foram escolhidas essas entidades convocatórias? Certamente da forma que SEMPRE é feito me jf, liga-se ou convida-se par auma cerveja e fala olha estou pensando fazer isso para o bem da população vc assina? vamos tentar mudar esse panorama da cidade, isso não pode mais acontecer, blab la ai depois sai uma cadeirinha na CMJF.

6º) Pq é mais fácil convocar uma conferencia e não apoiar o VEREADOR DO SEU PARTIDO SOBRE ESSE MESMO TEMA? ASSIM COMO SINTRAF E DEMAIS?

Vai convencer quem que é interesse coletivo? pq vcs nãos e organizaram para apoiar o vereador? PREFEREM SO UMA CONFERENCIA?

faz-me rir

Unknown disse...

1º) As entidades que convocaram deveriam o fazer já tendo previsão de custos... Agora convocar, dar uma notinha de rodapé e falar em custos é muito estranho... Poderiam ter ampliado o debate, pois não tinha limite máximo de entidades ( inclusive a comissão organizadora DEVE TER ALGUMAS REPRESENTAÇÕES EXIGIDAS POR REGIMENTO INTERNO) isso ajudaria na divulgação.

2º) NEM TODAS AS ENTIDADES VIIS foram comunicadas ou SONDADAS do interesse... E sei que existem entidades interessadas no evento, inclusive em todo o processo.

3º) existem VÁRIAS outras maneiras de se comunicar um evento, uma intenção de divulgação,e stamos na era da internet "bebê": uma nota no jornal de rodapé oficializando, carros de som, panfletos, blog de vereadores de partidos ligados aos sindicatos, facebook, twitter, orkut, comentários em jornais, carta do leitor, artigo de jornais, blogs, emails. TIVEMOS uima manifestação sobre o MESMO TEMA propsoto por vereador do PT inclusive, e as entidades interessadas e vc sequer quiseram comentar e a data? AH A data foi UM DIA ANTES DE VCS PROTOCOLAREM A CONVOCAÇÃO!!! passou abaixo assinado na CMJF... dias antes, na audi~encia sobre os táxis, a pessoa so comentou ontem no meu post. Isso é divulgação? E os meios citados, exceto dois, os demais são TODOS GRATUITOS. Isso não impediria sociedades de participarem de todo o processo, ou PELO MENOS SE ORGANIZAREM...


4º) agora entidades que so se reúnem na primeira e segunda semana de cada m~es? como podem se articular?

5º) A comissão organizadora tem por DEVER PREPARAR A POPULAÇÃO SOCIEDADE PARA A TEMÁTICA...duas semanas se faz isso?

Voce disse no grupo JF no facebook q o executivo não convocou mas a sociedade civil iria.. e ai? o resto das informações? quem? quando? quem poderia? como foram escolhidas essas entidades convocatórias? Certamente da forma que SEMPRE é feito me jf, liga-se ou convida-se par auma cerveja e fala olha estou pensando fazer isso para o bem da população vc assina? vamos tentar mudar esse panorama da cidade, isso não pode mais acontecer, blab la ai depois sai uma cadeirinha na CMJF.

6º) Pq é mais fácil convocar uma conferencia e não apoiar o VEREADOR DO SEU PARTIDO SOBRE ESSE MESMO TEMA? ASSIM COMO SINTRAF E DEMAIS?

Vai convencer quem que é interesse coletivo? pq vcs nãos e organizaram para apoiar o vereador? PREFEREM SO UMA CONFERENCIA?

faz-me rir

Anônimo disse...

Lilian, também acho que você não está bem informada sobre a divulgação da referida conferência. Até antes de dezembro já houve divulgação e discussão entre os diversos conselhos e entidades da sociedade civil, na expectativa que a prefeitura ia convocar a CONSOCIAL. Como isso não aconteceu, houve articulação entre os conselhos e movimentos e a conferência foi convocada pela sociedade civil neste processo que você já conhece. Claro que não houve muito tempo e também a falta de recurso fez com que a divulgação ficou a desejar - mas acho que quem quer somar e tem o interesse coletivo de que o controle social melhore no município irá participar com sugestões construtivas e arregaçar as mangas conosco! Participe da reunião da comissão organizadora, dia 1 de fevereiro, 19:00 no sindicato dos metalúrgicos, Floriano Peixoto 72 - abraço
Bettina Koyro - COMSEA-JF

Unknown disse...

CLARO que houve discussão anterior... ENTRE SOMENTE AQUELES QUE ESTÃO MANIPULANDO TODA A CONSOCIAL DE JF pois existem outros conselhos que nem sequer foram sondados, sindicatos que têm interesse e só souberam por minhas denunciais.... E se quisessem mesmo fazer tudo as claras TERIAM IDO À JORNAIS, RÁDIOS, PANFLETAGEM, REDES SOCIAIS, BLOGS ( do próprio vinnicius que ficou na surdina desde setembro não é mesmo?) TIVERAM SEMPRE O INTERESSE DE FAZER TUDO POR BAIXO DOS PANOS MANIPULAR TUDO... Pq não uma nota no blog dom Vinnnicius de interessados em participar da convocação? AFINAL O EXECUTIVO JA NÃO PODIA FAZE-LA MAIS....pq não divulgar em rede social É GRATUITO.... INFELIZMENTE TODOS ESSES SETORES ENVOLVIDOS NA ORGANIZAÇÃO PERDERAM CREDIBILIDADE JUNTO A SOCIEDADE!!!