Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 12 de novembro de 2011

Desfibrilador em locais de grande concentração de pessoas.


No dia de hoje, recebi em meu perfil no facebook uma postagem do vereador Fiorilo, na qual o mesmo relatava sobre o dia nacional coração na batida certa(hoje) - Campanha nacional contra a morte súbita. Acrescentou ainda que o município de Juiz de Fora possui uma lei Municipal na qual assegura que locais com mais de mil pessoas concentradas ou mais de duas mil circulando diariamente, possua desfibrilador no caso de necessidade por mal súbito.

Como muitos podem perceber a lei não funciona em JF, basta ir em shows e perguntar onde fica o desfibrilador no caso de necessidade. Não existe. Faz a lei e a mesma nem sequer é fiscalizada. Sem contar que , as pessoas, não têm o hábito nem de ler o manual de celular, aprende no “fuçômetro” mesmo, vai ler manual de uso de desfibrilador? Muitas não sabem prevenir doenças sexualmente transmissíveis,; não sabem prevenir diabetes, hipertensão, etc., pergunto: saberão a hora certa de usar um desfibrilador ou não?

Particularmente nunca li nada a respeito de utilização, como reconhecer a necessidade de uso de um desfibrilador “público”, alguma orientação do tipo nem mesmo nos vídeos de patrocínio educativo que passa nas TVs dos ônibus.

E cá pra nós, Juiz de Fora tem tantas necessidades de saúde que uma lei dessas se torna no mínimo desnecessária. Seria mais coerente o que? Locais de grande circulação possuir uma equipe de saúde para atendimentos, assim como, em locais com grande concentração de pessoas. OU ainda mais números de unidades de resgate e SAMU.

Enfim, continuo achando uma lei não desnecessária de tudo, mas a cidade tem outras prioridades, além de ser necessário uma orientação ao menos sobre o uso e necessidade do uso de tal equipamento.

Além disso vale destacar que este é um assunto de interesse coletivo e não individual, deveria ser discutido então na esfera coletiva e não individual como foi!

Nenhum comentário: