Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Não recortem nossa história!

Juiz de fora tem seus problemas, como toda cidade em contínuo crescimento, mas também, tem sua história e importância no cenário histórico nacional e político.

Cada praça, cada rua, bairro prédio tem sua história, o contexto por estar ali. Apesar da modernidade cada vez mais evidente, ainda temos uma tradição arquitetônica que não pode se perder, ou se não for arquitetônica a história não pode se perder.

É assim com o Fórum Benjamin Colucci, que está onde está não porque foi o único local que restou para instalá-lo. Porque está perto de escritórios e cartórios.

Há um contexto que faz parte da história de Juiz de Fora, mais precisamente da composição da história do Parque Halfeld, que se transformou em um ambiente além de lazer, um espaço político religioso e jurídico, integrando uma paisagem bucólica, mas que não impede a visão do Morro do Imperador.

Retirar o fórum deste local, mesmo que para instalar bibliotecas, centros culturais, é recortar a história da cidade, como já fizeram com a prefeitura municipal. É esquecer trabalho de personalidades, personagens históricos e se render à modernidade, que tem em si sua história, mas algo renovado, fazendo-nos esquecer o passado que nos trouxe até aqui.

Nenhum comentário: