Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de agosto de 2011

LAN HOUSE



Não sei se você já precisou utilizar serviços de alguma lan house alguma vez. Eu outro dia fui pra rua sem meu notebook, recebi um telefonema e precisava passar uns dados com urgência por e-mail e procurei uma dessas casas que oferecem serviços de internet. Isto aconteceu na minha cidade.



Ao entrar o rapaz logo me perguntou se era internet ou jogo, e diante da minha resposta de internet me deu os valores cobrados e perguntou quanto tempo eu queria, como sabia que ia ser rápido paguei apenas meia hora (tempo mínimo a ser pago permitido pelo estabelecimento) e ele me indicou uma máquina.

Eu tenho mania de entrar nos lugares e observar algumas coisas como saída de emergência, e o que mais o ambiente me permitir. No local onde entrei verifiquei que a higiene deixava a desejar, não havia câmaras de segurança, ou sistema de circulação de ar, a não ser a porta aberta. Fiz o que tinha de fazer, agradeci e saí.



Não me exigiram documentos, não me registraram, se eu quisesse fazer alguma “maldade” com alguém era perfeitamente possível e sem que ninguém desconfiasse de quem fosse, afinal. Como iriam provar que teria sido eu? Não havia registro sobre quem usou qual máquina? Apenas as digitais, mas pela rotatividade é complicado pegar um criminoso virtual nessas condições.



Em Juiz de Fora existe uma lei municipal (lei municipal 11.426, de setembro de 2007) que dispõe sobre normas para o funcionamento de lan houses na cidade. Dentre as exigências está o cadastro de usuários, porém a lei não foi regulamentada o que não exige fiscalização. Apenas os alvarás de funcionamento das lans que são fiscalizados pela Secretaria de Atividade Urbana.


No entanto existe lei de autoria de Rose França na cidade que define regras para a utilização de lan houses por menores de 18 anos, extensivo à qualquer estabelecimento comercial que oferecem locação de computadores tanto para internet quanto para jogos.



Dentre as determinações está que menores de 12 anos só poderão freqüentar o ambiente acompanhado de responsáveis, dos 12 e 16 aos só poderão utilizar com permissão por escrito e assinada pelos pais ou responsável legal. Além disto, é proibido permanecer após meia noite nos estabelecimentos, venda de bebida alcoólica, cigarro. Também é proibido campeonatos valendo prêmios em dinheiro.



O cadastro dos menores deve conter ainda tempo de permanência no local, e horários de aula, pois não poderão permanecer lá em horários da aula. A lei dá outras providências como iluminação, mobiliários, etc.



No entanto, ao utilizar essa loja, comecei a verificar que outras tantas não respeitam as normas, observo por exemplo em alguns bairros, crianças menores de 10 anos em jogos sem seus responsáveis por perto, alias, as vezes só eles e o dono do estabelecimento.



Essa situação traz uma vulnerabilidade grande desde viciação em internet até meso aliciamento ao crime ( pedofilia, cyberbullying, tráfico de drogas, etc).



É preciso atentar para tal fato haja visto que o governo está ampliando a inclusão de digital e o projeto de banda larga para todos já está tramitando.




3 comentários:

Anônimo disse...

lilian , viva e deixe viver !as leis estao ai para serem cumpridas ,se nao estao, a culpa é do governo e dos nossos politicos competentes ,infelizmente nao conseguimos controlar todas as coisas , entao relaxe ou junte uma galera e va protestar .
abraco

Unknown disse...

Anônimo eu vivo e estou super relaxada, mas como cidadã gosto de observar e ter minha opinião sobre as coisas e coloco aqui. se não conseguem controlar todas as coisas não tentem....

angelavaz7 disse...

...as vezes não é somente viver e deixar que as coisas correm a Deus dará,mais como cidadã achamos estranhos vendo tanto jovens que deveriam está em sala de aulas ou com os projetos que as cidades podem oferecer para as crianças.
Que usa com responsabilidade se por acaso houver necessidade de localizar dados de tantas crianças que foram atrás de alguém que conheceu na internet ficam mais facil de localizar sabendo que muitas estão corrndo perigo na própria casa,sei que é outro tempos....mais....